Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4755
Title: Caracterização e Predição de Propriedades Físicas e Químicas de Destilados de Petróleo por Ressonância Magnética Nuclear (RMN)
metadata.dc.creator: MONTES, L. F.
Keywords: RMN de baixo campo;Petróleo;Destilados de Petróleo;SimDis
Issue Date: 9-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MONTES, L. F., Caracterização e Predição de Propriedades Físicas e Químicas de Destilados de Petróleo por Ressonância Magnética Nuclear (RMN)
Abstract: Separar os componentes individuais do petróleo é praticamente impossível, assim a maneira mais conveniente de se analisar destilados de petróleo é por meio da determinação de suas composições químicas e de suas propriedades visto que muitas delas estão relacionadas com a constituição química. Neste trabalho, quatro amostras de petróleo com °API entre 34,9 e 17,9 foram submetidos à destilação PEV (ponto de ebulição verdadeiro) seguindo a norma ASTM D 2892, o que permitiu a obtenção de 42 destilados. A técnica CPMG e a sequência de Gradiente de Campo Pulsado PFGSTE, foram aplicadas para a obtenção dos Tempos de Relaxação (T2) e Coeficiente de Difusão (D) respectivamente. Valores de T2 entre 4,64s a 60,47ms e de D na faixa de 1,6x10-11m2/s a 759,7x10-11, quando correlacionados com a Teb (31 a 400°C), MM (67,59 a 344,54 g/mol) e °API (23,4 a 94,1) dos destilados, apresentaram uma forte tendência com essas propriedades. Os tempos de relaxação medidos por RMN de baixo campo (RMN-BC) foram correlacionados com os valores dos índices de aromaticidade determinados por RMN de alta resolução. Estudos de RMN de baixo campo em conjunto com Destilação Simulada (SimDis) normatizada pela ASTM D7169 demonstraram que RMN-BC é uma alternativa rápida e viável para determinação da distribuição de cadeia carbônica de destilados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4755
Appears in Collections:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9771_Luciana da Franca Montes.pdf4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.