Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4780
Title: UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ENFOQUE NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ABORDANDO AS TEMÁTICAS TERMODINÂMICA E ÓPTICA
metadata.dc.creator: AMBROZIO, R. M.
Keywords: Ensino de Física;Ensino de Termodinâmica e Óptica;Ensino
Issue Date: 23-May-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: AMBROZIO, R. M., UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ENFOQUE NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ABORDANDO AS TEMÁTICAS TERMODINÂMICA E ÓPTICA
Abstract: A qualidade do ensino ofertado em todos os segmentos de educação é tema de discussão no meio acadêmico e nos espaços responsáveis pela gestão da educação. Algumas evidências revelam como é grande a necessidade de aprimoramento das práticas utilizadas pelos professores, considerando que a educação deveria acompanhar as demais transformações sociais, promovendo o contato dos estudantes com a cultura científica, permitindo uma aprendizagem que não se baseie apenas na transmissão de conceitos, leis e modelos. Para realizarmos esta pesquisa nos pautamos nas determinações apresentadas na literatura sobre o ensino por investigação, uma vez que buscávamos desenvolver atividades que favorecessem o ensino de ciências nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, e através das quais fosse possível investigar os efeitos dessa intervenção educacional com enfoque investigativo sobre a aprendizagem dos estudantes. Em acordo com essa perspectiva de ensino foram criadas duas unidades de ensino: a primeira abordando a temática Termodinâmica, em que os estudantes realizaram uma atividade de laboratório aberto utilizando uma simulação computacional; a segunda abordando a temática Óptica, contendo uma atividade de laboratório aberto com experimento físico e outra atividade do tipo questão aberta. Nas três atividades foram propostos problemas contextualizados com situações cotidianas dos estudantes, e a partir dos quais deveriam elaborar suas investigações. Participaram da pesquisa 236 estudantes matriculados regularmente na E.E.E.M. Colégio Estadual do Espírito Santo. Os estudantes se mostraram engajados, pois ao avaliarmos a qualidade dos planos elaborados, já na primeira intervenção, entre os 29 grupos, apenas 7 tiveram desempenho classificado como incipiente. Em relação aos conceitos envolvidos nas atividades, em todas as intervenções, apenas 5 grupos responderam de forma incorreta aos problemas propostos. Acreditamos que o desenvolvimento desta pesquisa também tenha proporcionado ganhos para mim, a professora, pois aprendi como motivar meus alunos a assumirem seus papéis de protagonistas no processo de aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4780
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7810_Rosa Maria Ambrózio Dissertação.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.