Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Title: | A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física |
metadata.dc.creator: | VENTURINE, C. |
Issue Date: | 3-Jun-2014 |
Publisher: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citation: | VENTURINE, C., A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física |
Abstract: | As dificuldades apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem em Física são notórias para qualquer profissional da área. Muitos fatores influenciam este quadro, entre eles o fato dos estudantes não perceberem a utilidade dos conteúdos abortados. Frequentemente a metodologia aplicada em sala de aula está centrada na memorização de fórmulas e conceitos científicos que não são assimilados por completo, tornando-se conceitos teóricos vagos, não estimulantes ao pensamento crítico. Nos últimos anos algumas práticas alternativas ao ensino tradicional vem ganhando espaço nas salas de aula. Uma delas é o uso da história da ciência como ferramenta para o ensino contextualizado da Física. Porém, o despreparo dos professores e a falta de material didático apropriado podem ser fatores que dificultam seu uso. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de material didático e de sequência didática que visa integrar e contextualizar histórica e socialmente o ensino da termodinâmica. Esta sequência foi aplicada em quatro turmas do 3º ano do ensino médio e os resultados nos permitem inferir que houve um bom aproveitamento por parte dos alunos e que propostas dessa natureza podem ser construídas abordando diferentes conteúdos. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781 |
Appears in Collections: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_7870_Cleidson Venturine.pdf | 6.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.