Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Title: A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física
metadata.dc.creator: VENTURINE, C.
Issue Date: 3-Jun-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: VENTURINE, C., A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física
Abstract: As dificuldades apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem em Física são notórias para qualquer profissional da área. Muitos fatores influenciam este quadro, entre eles o fato dos estudantes não perceberem a utilidade dos conteúdos abortados. Frequentemente a metodologia aplicada em sala de aula está centrada na memorização de fórmulas e conceitos científicos que não são assimilados por completo, tornando-se conceitos teóricos vagos, não estimulantes ao pensamento crítico. Nos últimos anos algumas práticas alternativas ao ensino tradicional vem ganhando espaço nas salas de aula. Uma delas é o uso da história da ciência como ferramenta para o ensino contextualizado da Física. Porém, o despreparo dos professores e a falta de material didático apropriado podem ser fatores que dificultam seu uso. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de material didático e de sequência didática que visa integrar e contextualizar histórica e socialmente o ensino da termodinâmica. Esta sequência foi aplicada em quatro turmas do 3º ano do ensino médio e os resultados nos permitem inferir que houve um bom aproveitamento por parte dos alunos e que propostas dessa natureza podem ser construídas abordando diferentes conteúdos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7870_Cleidson Venturine.pdf6.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.