Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4793
Title: "Desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente significativa para o Ensino do Conceito de Ondas"
metadata.dc.creator: SANTOS, G. A. S.
Keywords: Palavras-chave: Ensino de Física;Aprendizagem Significativa
Issue Date: 27-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SANTOS, G. A. S., "Desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente significativa para o Ensino do Conceito de Ondas"
Abstract: As pesquisas voltadas ao ensino de física e, em particular, às situações de sala de aula têm demonstrado a necessidade do professor de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos a fim de ampliar contextos e possibilidades de aprendizagem significativa. Para tanto, deve assumir o papel mediador, como protagonista em um processo que leve em consideração o contexto cultural dos sujeitos envolvidos. Nessa perspectiva, este estudo narra a experiência de implementação de uma sequência didática, desenvolvida nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), buscando propiciar a aprendizagem significativa do conceito de ondas mecânicas. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma escola estadual de ensino médio, tendo como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de Ausubel e, em especial, os estudos de Moreira. Durante as análises outros referenciais foram utilizados para a interpretação dos indícios apontados pelos dados empíricos. A análise de dados se baseou em três eixos que nortearam o trabalho: a valorização do conhecimento prévio, a importância de proposição de situações- problema e a ênfase na apresentação do conteúdo de modo a promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa no contexto da matéria de ensino. Ao longo do desenvolvimento da UEPS foi possível constatar a coexistência de diversas ideias associadas ao conceito de onda, ressaltando o caráter complexo e dinâmico do processo de aprendizagem de conceitos científicos escolares.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4793
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8751_Graziely Ameixa.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.