Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4794
Title: Experimentos e Experiências na Sala de Aula: Potencialidades Pedagógicas das Atividades Investigativas no Ensino de Física
metadata.dc.creator: SILVA, A. A.
Issue Date: 21-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVA, A. A., Experimentos e Experiências na Sala de Aula: Potencialidades Pedagógicas das Atividades Investigativas no Ensino de Física
Abstract: Este estudo discute a contribuição de atividades investigativas no ensino de física para o ensino médio. Embora considerando a polissemia em torno da definição de ensino por investigação, as atividades investigativas propostas foram desenvolvidas tomando por base princípios e critérios que, na visão dos autores de referência, caracterizam as atividades investigativas. São analisados os registros produzidos pelos alunos na busca por indícios que demonstrem as potencialidades das atividades investigativas em relação à inserção dos estudantes na cultura científica, no que tange à construção de conceitos físicos e ao uso coerente de termos científicos, buscando-se uma aproximação com as ideias de Vigotsky e Bakhtin. As análises apontam para a contribuição significativa das atividades investigativas para a comunicação entre o professor e os alunos e destes entre si, além de propiciar a ampliação da linguagem científica e a autonomia na resolução dos problemas propostos. Os apontamentos presentes nesse trabalho revelam a significativa contribuição da pesquisa para os sujeitos envolvidos, que, para além dos experimentos realizados, compartilharam uma experiência de formação que abre caminhos para desdobramentos futuros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4794
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8774_Dissertação do Alexander Aparecido Silva20150603-112045.pdf163.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.