Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4801
Title: O conceito de campo no eletromagnetismo : uma unidade de ensino potencialmente significativa
metadata.dc.creator: Rocha, Márcio Oliveira da
Keywords: Aprendizagem significativa;Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS);Eletromagnetismo;Campos eletromagnéticos;Física - Estudo e ensino
Issue Date: 17-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Este estudo relata a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino do conceito de Campo no Eletromagnetismo em uma escola publica estadual. Esta Unidade de Ensino foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada em uma turma da terceira série no primeiro trimestre de 2015. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: as atividades realizadas pelos estudantes, os questionários de identificação de conhecimentos prévios e de avaliação da aprendizagem e o questionário de avaliação dos recursos instrucionais. Para a análise dos dados, adotou-se um enfoque qualitativo e foi utilizado como referencial metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A análise qualitativa das atividades e do questionário de avaliação de aprendizagem mostraram que os estudantes se apropriaram, gradualmente, dos conceitos trabalhados na Unidade de Ensino e foram capazes de aplicá-los de forma adequada para solucionarem as situações-problema propostas. Os resultados obtidos no questionário de avaliação dos recursos instrucionais indicaram que o uso dos experimentos, dos vídeos e das simulações computacionais contribuíram para despertar o interesse dos estudantes para o conteúdo abordado na Unidade de Ensino. Dessa forma, os resultados indicaram que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa para introduzir os conceitos de campo elétrico e magnético foi exitosa.
This study reports the application of a Potentially Meaningful Teaching Unit for teaching the concept of field in the electromagnetism in a public school state. This teaching unit was elaborated based on the assumptions of the Meaningful Learning Theory and applied in a class of third grade the first quarter of 2015. The instruments used for data collection were: The activities of the students, the identification of questionnaires prior knowledge and assessment of learning and questionnaire evaluation of instructional resources. For data analysis, we adopted a qualitative approach and used as a methodological reference the Content Analysis of Bardin (1977).The qualitative analysis of activities and learning evaluation’s questionnaire showed that students have appropriated, gradually, the tackled concepts in teaching unit and they were able to apply them to solve the proposed problematical situations. The results of the questionnaire evaluation of instructional resources indicated that use of experiments, videos and computer simulations contributed to raise the interest of students for the content addressed in teaching unit. Thus, the results indicated that the Potentially Meaningful Teaching Unit, elaborated based on the assumptions of the Meaningful Learning Theory to introduce the concepts of electric and magnetic field has achieved the goals of this work.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4801
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.