Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4804
Title: Proposta de uma sequência didática sobre tópicos de física quântica através do uso de simulações computacionais e da determinação da constante de Plank com leds aplicado ao ensino médio
metadata.dc.creator: Maciel, Gleiton Santos
Keywords: Física - Estudo e ensino;Mecânica quântica;Didática
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: O ensino de Física é uma área que enfrenta muitas dificuldades em relação ao processo de ensino-aprendizagem no Brasil por motivos variados, desde o contínuo ensino tradicionalista até o pouco investimento científico e tecnológico. Só recentemente tem sido estimulada a inclusão de conteúdos mais atuais nos currículos escolares por meio de orientações da LDB (2000) e dos PCNs (2002), que ressaltam a importância de vinculá-los ao cotidiano do aluno. Tendo em vista a necessidade de novas propostas, esta pesquisa teve por objetivo elaborar uma Sequência Didática sobre tópicos de Física Quântica aplicado ao Ensino Médio por meio de atividades de diferentes estratégias desenvolvidas com alunos de uma escola pública de Vitória – ES. Os dados foram coletados em cinco etapas. Na 1ª foi aplicado um questionário individual para verificar a concepção dos alunos a respeito da Física Quântica. Na 2ª Etapa foi realizada uma aula expositiva sobre o assunto. Na 3ª foi utilizado simulações para apresentação de fenômenos quânticos. Na 4ª Etapa realizou-se um Experimento demonstrando a Constante de Planck. Na 5ª Etapa os participantes responderam individualmente a outro questionário sobre o conteúdo estudado durante as etapas anteriores. Os resultados indicaram que houve um avanço significativo (mais de 50% de acertos) em relação aos conceitos adquiridos sobre Física Quântica. Pôde-se inferir que a sequência didática realizada influenciou positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que o ensino desse conteúdo pode ser aperfeiçoado mediante as propostas de reforma curricular e da inserção de diversas estratégias de ensino-aprendizagem na prática cotidiana de professores.
The teaching of Physics is an area that faces many difficulties in relation to the teaching-learning process in Brazil for various reasons, from the continuous traditionalist education to the low scientific and technological investment. Only recently it has been stimulated the inclusion of more current contents in school curricula through LDB guidelines (2000) and PCN (2002), which emphasize the importance of involving them on student's daily life. Given the need for new proposals, this study aimed to develop a Didactic Sequence on topics of Quantum Physics applied to high school through activities of different strategies developed with students from a public school in Vitória – ES. Data were collected in five stages. In the 1st, an individual questionnaire was applied for verifying the conception of the students about Quantum Physics. In the 2nd stage was held a lecture on the subject. In 3rd were used simulations to display quantum phenomena. In Stage 4, was conducted an experiment demonstrating the Planck’s constant. In Stage 5, participants answered another individual questionnaire on the content studied during the previous stages. The results indicated that there was a significant improvement (over 50% accuracy) in relation to the concepts acquired on Quantum Physics. It might be inferred that the teaching sequence carried out influenced positively the teaching-learning process. We conclude that the teaching of such content may be enhanced by the curricular reform proposals and inclusion of various teachinglearning strategies in the daily practice of teachers.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4804
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9655_Dissertação_Gleiton29032016-final (1).pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.