Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4805
Title: Elaboração e avaliação de um material instrucional baseado na teoria da aprendizagem significatica para o ensino das Leis de Newton e de tópicos de cinemática no ensino médio
metadata.dc.creator: Pereira, Vanessa de Oliveira
Issue Date: 12-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PEREIRA, V. O., Elaboração e Avaliação de um Amterial Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa Pra o Ensino das Leis de Newton e de Tópicos de Cimématica no Ensino Médio
Abstract: O presente trabalho é um relato da aplicação de um Material Instrucional (MI) abordando tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos. O estudo foi realizado com duas turmas da 1a série do Ensino, de uma escola Estadual localizada no município de Serra no Estado do Espírito Santo. O MI foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, nas Estratégias Motivacionais propostas por Bzuneck e nas orientações para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Mapas Conceituais, Pré e Pós-Teste e o Registro das Anotações Pessoais da professora/mestranda sobre a aplicação do MI. O delineamento utilizado neste trabalho foi o experimental e as análises dos dados foram realizadas sob os enfoques qualitativos e quantitativos, dependendo do instrumento de coleta analisado. Os resultados dos testes estatísticos apontaram que o MI elaborado contribuiu para a melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação ao Grupo Controle. A análise dos Mapas Conceituais Finais, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução em todos os critérios quantitativos, e também no critério qualitativo Qualidade do Mapa. A análise das Anotações Pessoais da professora/mestranda mostrou que a inserção de situações vivenciadas pelos alunos em seu cotidiano e também em uma gincana que foi realizada foram consideradas relevantes para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos abordados. Os resultados apresentam indícios de que o MI colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionados a tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos, para alunos do Ensino Médio.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4805
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9920_Dissertação Vanessa de Oliveira Pereira (2).pdf5.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.