Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4806
Title: ELABORAÇÃO e Avaliação de um Material Instrucional baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa: estudo de Transformações de Energia Com o Uso de uma Maquete
metadata.dc.creator: MUNIZ, R. O.
Keywords: Aprendizagem Significativa;Material Instrucional;Transform
Issue Date: 11-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MUNIZ, R. O., ELABORAÇÃO e Avaliação de um Material Instrucional baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa: estudo de Transformações de Energia Com o Uso de uma Maquete
Abstract: Este trabalho relata a aplicação de um Material Instrucional (MI) que aborda conceitos relacionados a Transformações de Energia. O MI foi desenvolvido observando os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo as recomendações de Ausubel (2003) e as contribuições de Moreira (2011, 2012) para tornar este MI potencialmente significativo. Também Foram seguidas as instruções de Bzuneck (2010) para promover a motivação dos alunos. O MI propõe a utilização de três instrumentos: os concept tests (Mazur & Ives, 2013), um experimento e uma maquete que aborda todos os conceitos trabalhados no MI. A proposta de avaliação dos resultados do trabalho foi o delineamento experimental, por isso foram trabalhadas com duas turmas escolhidas de maneira aleatória, chamadas de Turma Experimental (TE), que recebeu aulas baseadas no MI incluindo os três instrumentos propostos, e a Turma Controle (TC), onde a intervenção foi feita apenas pelo uso do MI. A TE conta com 14 alunos e a TC com 8 alunos, ambas as turmas pertencem a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabaioli, localizada na cidade de Vitória. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste, aplicado em ambas as turmas. A análise dos dados coletados nos testes foram realizados sob enfoques qualitativos e quantitativos, sendo utilizado o teste estatístico de Wilcoxon não pareado para a análise quantitativa. A evolução no desempenho da TE do Pré para o Pós Teste foi mais expressiva que a mesma comparação para a TC, sendo esta diferença de evolução estatisticamente significativa para um nível de significância de 95%. Esta análise estatística, bem como a análise qualitativa das respostas dos alunos nos testes, apresentam indícios que os instrumentos propostos pelo material desenvolvido contribuíram para a motivação dos alunos e a promoção da Aprendizagem Significativa para o conceito de Transformações de Energia para o grupo de alunos desta Escola Estadual.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4806
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9924_Rafael_Oliari_Muniz_Dissertacao_MNPEF_Polo12_UFES.pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.