Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4807
Title: O Ensino-aprendizagem de Matemática Através de Projetos Envolvendo Profissões: um Estudo de Caso no Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: PEGO, R. N.
Issue Date: 12-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PEGO, R. N., O Ensino-aprendizagem de Matemática Através de Projetos Envolvendo Profissões: um Estudo de Caso no Ensino Fundamental
Abstract: Este projeto teve como objetivo elaborar uma possibilidade de ensino/aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática e aplicá-la através de projetos práticos relacionados a uma profissão, visando melhorar o aprendizado dos alunos. Para isto foi feito um estudo de caso com duas turmas de 8ª série (9° ano) do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES envolvendo as profissões de arquitetura e engenharia, que foram escolhidas junto com as turmas. Os conteúdos trabalhados foram definidos pelo pesquisador, que também era professor da disciplina, com base em sua experiência prévia e nos itens em que os alunos normalmente encontravam maiores dificuldades, a saber: trigonometria no triângulo retângulo e áreas de figuras planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola em escala. Os alunos, organizados em grupos, foram acompanhados e auxiliados pelo professor durante todo o projeto. Os resultados foram positivos: os alunos se mostraram comprometidos e motivados; aumentou sua autoestima, diminuiu a resistência em relação à matemática e a distância entre teoria e prática; estimulou o trabalho em equipe, melhorando as relações professor-aluno e aluno-aluno; melhorou significativamente o desempenho dos alunos nas avaliações comparado a outras turmas ou a essas mesmas turmas em outros conteúdos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4807
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6680_Rudnei_Versão Final-14-04-1320140731-171513.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.