Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4820
Title: Resgate da Inserção das Noções Elementares do Cálculo (em Particular, das Noções de Limite) Durante o Ensino Médio
metadata.dc.creator: FERREIRA, A. M.
Issue Date: 25-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FERREIRA, A. M., Resgate da Inserção das Noções Elementares do Cálculo (em Particular, das Noções de Limite) Durante o Ensino Médio
Abstract: Este trabalho é uma alternativa de retorno da abordagem de assuntos ligados ao Cálculo Diferencial e Integral, de forma intuitiva e construtiva, durante o Ensino Médio. O desenvolvimento desse material inicia com a realização de uma pesquisa histórica sobre a evolução do estudo de limite, derivada e integral, em seguida é feito um levantamento de dados entre professores e graduandos sobre os impactos (vantagens/desvantagens) que o resgate do repasse de ideais correlatas do Cálculo proporcionaria. Com o intuito de justificar a restauração proposta, foi realizado um mapeamento dos conteúdos que necessitam de enfoque de noções intuitivas do Cálculo nos principais livros didáticos utilizados tradicionalmente nas escolas capixabas públicas e particulares. Foi questionada entre professores a melhor série, a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o currículo básico, a existência de cursos de formação e material didático específico para realização de tal iniciativa assim como foi avaliada a situação em que é possível inserir tais conceitos sem causar danos e comprometimento ao ensino/aprendizagem dos alunos. Após a análise dos assuntos principais que requerem o uso de noções de Cálculo, de uma maneira geral, montou-se a proposta de sequencia didática com atividades, estratégias e metodologias desenvolvidas e apresentadas de maneira construtiva e intuitiva.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4820
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7681_Dissertação_final_ Alexandre Maia Ferreira.pdf5.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.