Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4821
Title: Dificuldades na Aprendizagem da Matemática: um Estudo Com Alunos do ensino Médio
metadata.dc.creator: LOUREIRO, V.
Issue Date: 14-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LOUREIRO, V., Dificuldades na Aprendizagem da Matemática: um Estudo Com Alunos do ensino Médio
Abstract: O principal objetivo desta dissertação é investigar o fenômeno da dificuldade que muitos alunos do Ensino Médio apresentam na aprendizagem da Matemática. Para tanto opta por entender a opinião desses sujeitos acerca do problema. Discute um pouco sobre a influência que a motivação pode exercer na aprendizagem. Também discorre sobre a resolução de problemas e sobre a importância que essa metodologia pode alcançar durante o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Optando pela pesquisa qualitativa se vale do questionário como método de recolha de informações. Aponta que os alunos entendem que o problema não está apenas no método de ensino empregado pelo professor ou na natureza abstrata da própria Matemática. Dessa forma muitos dos sujeitos que contribuíram com a pesquisa apontam a falta de base em Matemática no Ensino Fundamental e a necessidade de decorar muitas fórmulas e regras como os principais motivos para a dificuldade dos alunos para aprender a Matemática na escola. Como sugestões os alunos que preencheram os questionários apontam principalmente para a necessidade do professor mudar o método de ensino, bem como a utilização de outros recursos e/ou de exploração de situações da vida cotidiana. Propõe que é necessária a realização de novos estudos não apenas no Ensino Médio para compreender melhor o problema, mas também no Ensino Fundamental.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4821
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7682_DISSERTACAO FINALIZADA_VANILDA LOUREIRO_completa.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.