Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4824
Title: Matemática Financeira - Discussão de Resultados e Proposta para Capacitação de Professores.
metadata.dc.creator: GARCIA, S. M.
Issue Date: 3-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GARCIA, S. M., Matemática Financeira - Discussão de Resultados e Proposta para Capacitação de Professores.
Abstract: Este trabalho se inicia a partir da análise de uma questão discursiva do Vestibular da UFES para ingressantes em 2013, que envolvia conhecimentos de Matemática Financeira, na qual os candidatos apresentaram um baixo índice de acertos. Para determinar as possíveis causas desse baixo rendimento foram realizados primeiramente análise de materiais didáticos, onde se verificou que as deficiências dos mesmos não eram motivos que poderiam acarretar tais resultados. Logo após foram realizadas pesquisas e testes onde se constatou que os professores de Matemática, em sua maioria, não estavam capacitados para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio. A partir desta constatação, o foco deste trabalho passou a ser a elaboração de uma proposta de capacitação de professores para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio e também sugestões de alterações nos livros didáticos, em relação `a forma de ensino de determinados conteúdos (principalmente juros simples), inclusão de alguns tópicos que não estão sendo abordados e aprofundamento em outros, introdução do Método das Setas para a equivalência de valores no tempo, Sistemas de Amortizações de Prestações e a utilização de programas de computadores. Este trabalho tem a finalidade de contribuir para a melhoria no ensino de Matemática Financeira além de ser um suporte para os professores que poderão utilizá-lo como material de apoio para suas aulas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4824
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7694_TCC SOLANO.pdf5.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.