Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4829
Title: A Matemática Financeira e a Inclusão Bancária dos Alunos do Ensino Médio
metadata.dc.creator: PEGORETTI, J. L.
Issue Date: 10-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PEGORETTI, J. L., A Matemática Financeira e a Inclusão Bancária dos Alunos do Ensino Médio
Abstract: Este trabalho aborda a Matemática Financeira no ensino médio e sua importância para as finanças domésticas e o crédito consciente, buscando preparar os alunos para a inclusão bancária. Para tanto foram propostas atividades que abordam a matéria e como ela é importante no relacionamento com bancos e/ou financeiras. A metodologia utilizada tem como base uma pesquisa exploratória com funcionários de um banco da cidade de Linhares-ES, responsáveis pelo atendimento ao público, análise de crédito e venda de produtos e serviços para pessoa física e pessoa jurídica. A pesquisa busca verificar o nível de conhecimento da população sob o ponto de vista dos bancários. Com os resultados, foram propostas atividades envolvendo empréstimos, uso de cartão de crédito e do cheque especial, focados no crédito consciente e na busca de soluções para o crescente endividamento das famílias. As considerações finais reafirmam a importância de uma educação financeira de qualidade e como ela vai influenciar nas escolhas do indivíduo por toda a vida. Como contribuições, a pesquisa nos deixa lições e desafios. Lições, ao verificarmos os resultados da pesquisa com os bancários, e como o tema têm sido mal abordado nas escolas, se refletindo na população brasileira, e desafios, para mudarmos o rumo dessa história e começarmos um processo de diminuição do endividamento familiar através da conscientização dos nossos alunos. Palavras-chave: Matemática financeira. Ensino médio. Inclusão bancária.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4829
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9186_Versão_final_Jordon_08_2015.pdf805.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.