Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4957
Title: "Caracterização do lenho de árvores de clones de Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis em áreas sujeitas a danos por ventos".
metadata.dc.creator: BRAZ, R. L.
Keywords: ação do vento;lenho das árvores;Eucalyptus urophylla x E
Issue Date: 21-Feb-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: BRAZ, R. L., "Caracterização do lenho de árvores de clones de Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis em áreas sujeitas a danos por ventos".
Abstract: BRAZ, Rafael Leite. Caracterização do lenho de árvores de clones de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis em áreas sujeitas a danos por ventos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre-ES. Orientador: Prof. Dr. José Tarcísio da Silva Oliveira. Plantios florestais na região do Vale do Rio Doce no Estado de Minas Gerais vêm sofrendo danos provocados devido a ação dos ventos, principalmente, nas regiões de baixadas e em povoamentos jovens. Estudos no sentido de identificar relações entre a susceptibilidade das árvores com as propriedades da madeira são de grande importância, possibilitando assim seleção de clones mais tolerantes à ação dos ventos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi caracterizar o lenho de árvores de dez clones do híbrido Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, com 30 e 35 meses de idades, quanto à resistência das árvores à quebra e às características anatômicas, físicas, mecânicas e químicas. O local de estudo foi nas regiões de baixada, onde as árvores são mais vulneráveis e sujeitas aos danos provocados por ventos, com altitude próxima a 250 m, com baixa intensidade dos ventos climatológicos e grande ocorrência de micro-explosões atmosféricas. Para isso, foram mensuradas e avaliadas as características dendrométricas das árvores. Realizaram-se os testes de resistência das mesmas à quebra, simulando o efeito do vento e um método não destrutivo para a determinação da deformação residual longitudinal. Em condições de laboratório, as amostras de madeira foram preparadas e, em seguida, analisados os parâmetros anatômicos quantitativos da madeira, relativos aos vasos e à morfologia das fibras, a densidade básica, a flexão estática, os teores de extrativos, lignina e holocelulose e calculado as tensões de crescimento. Pôde-se concluir que o clone CNB017 foi o que apresentou os melhores resultados, principalmente, no teste de resistência à quebra, para as características físicas e mecânicas avaliadas. Para a composição química, os clones apresentaram valores próximos para os teores de extrativo, lignina e holocelulose, servindo apenas como indicativo para a produção e rendimento de celulose. O teste de resistência e as características mecânicas e físicas se destacaram como os parâmetros mais adequados para a avaliação e classificação dos clones susceptíveis à ação dos ventos, visto que os clones que apresentaram os melhores resultados foram comuns. Entretanto, há necessidade de ampliar a base de informações a respeito da susceptibilidade das árvores ao vento. Palavras-chave: ação do vento, lenho das árvores, Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4957
Appears in Collections:PPGCF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_4541_.pdf903.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.