Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5235
Title: Caracterização genética de população de Lutjanus jocu (Block & Shneider, 1908) por meio de marcador mitocondrial (mtDNA)
metadata.dc.creator: MAYARA, I.
Issue Date: 30-May-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MAYARA, I., Caracterização genética de populações de Lutjanus jocu (Block & Shneider, 1908) por meio de marcador mitocondrial (mtDNA)
Abstract: Os peixes se apresentam como os vertebrados mais diversificados e os de maior variação genética conhecida. A ordem Perciformes se caracteriza por ser a mais diversificada e mais numerosa ordem de peixes, na qual se destaca a espécie Lutjanus jocu, por ser um importante recurso econômico da pesca artesanal, de pequeno a médio porte no Brasil. Apesar dos importantes avanços da ciência, existe ainda acentuada escassez de informações sobre esta espécie em questão, principalmente tratando-se de suportes técnicos científicos para estabelecer programas de manejo e conservação. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar geneticamente a estrutura da população de Lutjanus Jocu utilizando o marcador mitocondrial da região hipervariável D-loop (região controle) em determinados pontos do litoral brasileiro. Ao todo, 65 amostras tiveram seu DNA extraído, amplificado e sequenciado, gerando uma fita consenso de 420 pb. O índice Fst de Wright apresentado foi baixo, variando entre 0.023 e 0.076 (p=0.95). As análises de variância molecular corroboram os valores encontrados pelo índice de Fst, o qual apresentou valor baixo, porém positivo (V= 1.387). Os valores encontrados para os testes de neutralidade de Tajima (Tajima, 1989) e Fu (Fu, 1997) foram negativos para ambos os testes (D = -0,9059 e Fs = -2.901; P>0,05 respectivamente), no entanto os valores de p encontrados não foram significativos, o que indica se tratar de populações estáveis. O trabalho serve de subsídio para projetos atuais e futuros de cultivo de L.jocu e sugere trabalhos utilizando-se marcadores nucleares, promovendo um conhecimento mais íntimo da espécie, para fins de conservação. Palavras-chave: Conservação, estruturação genética, lutjanidae, peixes recifais, pesca.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5235
Appears in Collections:PPGBT - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7793_Dissertacao-Isabela.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.