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http://repositorio.ufes.br/handle/10/5267
Title: | Uma tecnologia educacional sobre o uso do relaxamento para gestantes de alto risco |
metadata.dc.creator: | Lessa, Rosimere de Carvalho |
Keywords: | Gravidez de alto risco;Relaxamento;Tecnologia educacional |
Issue Date: | 4-Nov-2015 |
Publisher: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Abstract: | Objetivo: construir uma Tecnologia Educacional em forma de cartilha, usando o
desenho, sobre a técnica de relaxamento para gestantes de alto risco e descrever o
processo de aplicação e validação da tecnologia educacional na forma de cartilha
em gestantes de alto risco internadas em uma maternidade escola. Metodologia:
trata-se de um estudo descritivo de natureza quanti-qualitativa, realizado na
Maternidade de um hospital de ensino, junto a 25 gestantes de alto risco. A pesquisa
foi desenvolvida em três etapas. A primeira, relacionada ao processo de construção
da Tecnologia Educacional, percorreu momentos distintos: 1) de revisão de literatura
e escuta sensível junto às gestantes de alto risco visando a aplicação da técnica de
relaxamento, segundo Benson, à realidade das gestantes, utilizando-se como
instrumento de coleta de dados o diário de campo; 2) a estruturação da imagem
objetivo (a gestante realizando todos os passos do exercícios de relaxamento),
construiu-se os elementos de base para a elaboração dos desenhos. A segunda
etapa constituiu-se da aplicação da Tecnologia Educacional junto as gestantes,
usando uma oficina de sensibilidade e criatividade. E a terceira, é referente a
validação da tecnologia pelas participantes do estudo. Utilizou-se, na coleta de
dados quantitativos os instrumentos: entrevista estruturada; mensuração do Traço
de Ansiedade/TraitAnxiety e Estado de Ansiedade/StateAnxiety (IDATE). Para os
dados qualitativos, registro em diário de campo, o planejamento da oficina de
sensibilidade e criatividade com todos os seus passos. Na análise dos dados
quantitativos, utilizou-se o software estatístico IBM SPSS Statistics version 21, sendo
a análise de conteúdo segundo Bardin, para os dados qualitativos. Resultados:
média de idade e escolaridade baixa; com coitarca e primeira gestação com média
de 17 anos idade. Durante a hospitalização apresentaram medo da morte e perda do
bebê e alto nível de ansiedade. Houve a diminuição dos níveis de ansiedade e
estresse da população em estudo, mediante a realização dos exercícios de
relaxamento cinco vezes ao dia, por 48 horas. A Tecnologia Educacional aplicada
em três momentos distintos diminui do nível de ansiedade, com valores de p <
0.001, corroborando com análise qualitativa avaliada pelas participantes do estudo.
Conclusões: A Tecnologia Educacional sob forma de cartilha usando o desenho na
técnica de relaxamento apresentou-se como uma ferramenta eficaz na diminuição
dos níveis de ansiedade e estresse nas gestantes de alto risco. A validação da
Tecnologia Educacional, tanto os dados quantitativos, quanto os dados qualitativos,
avaliado pelas participantes da pesquisa, corroboraram as evidencias de sua
eficácia. Objective: To build an educational technology in the form of a coloring primer, on the relaxation technique for high-risk pregnant women and describe the application process and validation of educational technology in the form of primer in high-risk pregnant women admitted in a school maternity. Methodology: This is a descriptive study of quantitative and qualitative nature, performed in the maternity of a teaching hospital, along with 25 high-risk pregnancies. The research was conducted in three stages. The first related to the Educational Technology building process, had different moments: 1) literature review and sensitive listening to high-risk pregnant women looking to apply the relaxation technique, according to Benson, to the reality of pregnant women, using as data collection tool the field journal; 2) the structure of the object image (the pregnant performing all the steps of relaxation exercises), built up the basic elements for the elaboration of the drawings. The second stage consisted of the implementation of educational technology with pregnant women, using a sensitivity and creativity workshop. And the third is related to the technology validation by study participants. It was used in quantitative data collection instruments: structured interview; measurement of Trait Anxiety and State Anxiety (IDATE). For qualitative data, field journaling, planning the sensitivity and creativity workshop with every step. In the quantitative analysis, it was used the statistical software IBM SPSS version 21, and the content analysis according to Bardin, for qualitative data. Results: average numbers shows young age and low education levels; with first sexual intercourse and first pregnancy with an average of 17 years old. During hospitalization subjects showed fear of death and baby loss and high levels of anxiety. There was a decrease in levels of anxiety and stress of the study population, by achieving the relaxation exercises five times a day, for 48 hours. The Educational Technology applied at three different times reduces the level of anxiety, with p values <0.001, corroborating with quantitative and qualitative analysis evaluated by study participants. Conclusions: Educational Technology in the form of coloring primer in relaxation technique presented itself as an effective tool in reducing anxiety and stress levels in high-risk pregnant women. Validation of Educational Technology, both quantitative and qualitative data evaluated by participants corroborated the evidence of its effectiveness. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/5267 |
Appears in Collections: | PPGENF - Dissertações de mestrado profissional |
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