Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5311
Title: MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES EMERGIDAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA
metadata.dc.creator: TESSARO, A.
Keywords: Modelagem Matemática;Matemática (Ensino Médio);Educação Ma
Issue Date: 26-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: TESSARO, A., MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES EMERGIDAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA
Abstract: Apresenta as reflexões de alguns estudos sobre modelagem na educação matemática, destacando diferentes pontos de vista como, por exemplo, a não obrigatoriedade em se construir um modelo propriamente dito. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico traz argumentos importantes que situam a Modelagem Matemática como uma das possibilidades que se contrapõem ao paradigma do exercício, ao considerar o aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento. Utiliza os instrumentos diário de campo, questionário e entrevistas coletivas. Faz uso da categorização e da triangulação na análise dos dados. Trata dos conceitos de representação, apropriação e prática, discutidos por Roger Chartier e identifica quatro dimensões de representações emergidas de um grupo de alunos, ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública estadual, sobre a aula de matemática, diante de atividades de Modelagem Matemática.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5311
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9311_03 - André Tessaro.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.