Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5316
Title: Cosmologia e atividades investigativas no Ensino Médio: um estudo sobre efeitos dessa abordagem sobre a aprendizagem dos estudantes
metadata.dc.creator: SEFERIN, A. M. L.
Issue Date: 17-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SEFERIN, A. M. L., Cosmologia e atividades investigativas no Ensino Médio: um estudo sobre efeitos dessa abordagem sobre a aprendizagem dos estudantes
Abstract: Nessa dissertação adota-se a perspectiva do ensino por investigação como base para estruturação de uma Sequência Didática sobre Cosmologia e Física Moderna e Contemporânea para o ensino médio. Objetiva-se a compreensão de como a utilização desta abordagem contribui para o aprendizado das distintas tipologias de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes por meio do compartilhamento de conhecimento em sala de aula. A pesquisa que tem caráter qualitativo, orientada pela perspectiva da pesquisa-ação crítico-colaborativa, foi desenvolvida a partir de uma intervenção educacional realizada na Escola Estadual de Ensino Médio do município de Vitória-ES no ano de 2014 e envolveu os 134 alunos da segunda série matriculados no turno vespertino. Dentro da proposta de Sequência Didática foi desenvolvido um texto sobre Cosmologia para suporte conceitual, material de mídia para uso nas aulas expositivo-dialogadas e três propostas de atividades investigativas. Os dados que subsidiaram as análises foram produzidos por meio de atividades investigativas e de representação do Universo, um diário de campo e um questionário de opinião respondido pelos alunos. Os resultados apontam para uma evolução no nível de generalização dos estudantes na formação dos conceitos científicos associados à Cosmologia, além de apresentarem indícios de que os estudantes adquiriram procedimentos relacionados à organização, estratégias, inferências e sistematização, ao elaborarem o plano de investigação na tentativa de solução para o problema proposto. Com relação à aprendizagem de atitudes dos alunos mudanças como, o respeito ao colega e o trabalho em equipe, a autonomia e criticidade na busca pela solução das atividades apresentadas, foram evidenciadas. Dessa forma, é possível vislumbrar potencialidades na adoção da perspectiva do Ensino por Investigação para abordagem dos tópicos de Cosmologia para inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino médio de maneira dinâmica e contextualizada, possibilitando aos estudantes momentos de maior discussão, aprendizado e engajamento no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chaves: Ensino por Investigação. Cosmologia. Física Moderna e Contemporânea. Aprendizagem Conceitual, Atitudinal e Procedimental.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5316
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9560_11 - Ádila Motta Leite Serafin.pdf10.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.