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Title: A educação ambiental no entorno do Parque Estadual de Itaúnas : desafios no enfrentamento das questões socioambientais
metadata.dc.creator: Santos, Geysa Mota dos
Keywords: Educação ambiental - Itaúnas (Conceição da Barra, ES);Meio ambiente - Itaúnas (Conceição da Barra, ES);Educação não formal;Proteção ambiental - Itaúnas (Conceição da Barra, ES)
Issue Date: 17-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as ações de educação ambiental desenvolvidos em Itaúnas (Conceição da Barra- ES), em espaços escolares e não escolares de educação. Pretendemos, portanto, contribuir na formulação de projetos de educação ambiental e ampliar o conhecimento e discussão da temática ambiental na região. A partir deste objetivo, realizamos pesquisa bibliográfica e exploratória. Através da pesquisa exploratória levantamos ações e programas de educação ambiental desenvolvidos na região de Itaúnas dentro das escolas e para população em geral. A pesquisa envolveu a comunidade local através de entrevistas semiestruturadas, a fim identificar contribuições dos programas e projetos desenvolvidos na comunidade, e professores e alunos com intuito de identificar as ações desenvolvidas nas escolas. Como resultado, levantamos cinco ações principais de educação ambiental em Itaúnas, entre projetos e programas. Destacamos a ausência de registro de ações de educação ambiental e predominância do caráter pontual das mesmas. Do conteúdo das entrevistas, emergiram os problemas ambientais de Itaúnas na concepção da própria comunidade, as características da educação ambiental em âmbito formal e não formal e os principais agentes promotores de ações de educação ambiental. Em síntese, nossa pesquisa sinaliza os caminhos percorridos pela EA em Itaúnas, procurando contribuir para a discussão da educação e de seu papel, bem como colaborar para desenvolvimento de uma educação ambiental relevante para comunidade de Itaúnas que considere além seus aspectos naturais, suas dimensões sociais, político, econômicas e culturais. Palavras-chave: Educação ambiental crítica; Itaúnas; Educação Ambiental formal e não formal.
The general objective of this research was to evaluate the actions of Environmental Education (EE) put into practice in communities surrounding Itaúnas State Park – PEI, Conceição da Barra-ES. The following studies were specifically conducted: (1) collection and characterization of environmental education actions carried out by schools and private and public institutions; (2) residents' views on range of environmental education activities offered (formal and not-formal). Based on exploratory research, actions and programs of environmental education developed in Itaúnas region, inside schools and focused on the population in general were gathered. Participants from four communities took part in the research: 19 residents, 11 teachers and 10 students (elementary and high school) from three institutions. Data on the community perception of EA offering (formal and not-formal) was collected through semi-structured interviews, and the records of actions performed were obtained by means of interviews with public managers and documental analysis. Data collection was made from November, 2014 to July, 2015. Research showed that the process of documenting, registering and filing EE activities has not been efficient, since only 5 projects records could be found, what made it impossible to analyse properly the characteristics of activities done. On the other hand, after the interviews different socio-environmental problems that have been faced by EE emerged, as well as the agents responsible for the actions. In general, research found out that EE in course in the communities around PEI, both formal and not-formal, has been characterized by specific activities. Moreover, is was noticeable the dissatisfaction of communities with the actual offering of long-lasting projects which respond to local socio-environmental demands. The results show the path followed by EE in the surroundings of PEI and will stimulate discussions about its role in the communities on the borders of Conservation Unities.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5320
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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