Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5322
Title: ROTINA e INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para além da sala de aula
metadata.dc.creator: WILDEMBERG, M. P.
Issue Date: 22-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: WILDEMBERG, M. P., ROTINA e INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para além da sala de aula
Abstract: A Educação Infantil, considerada a primeira etapa de ensino da Educação Básica, demanda um currículo diferenciado das demais modalidades de ensino, bem como, maneiras diferenciadas de se organizar o cotidiano nas instituições que atendem essa etapa. Rotina e instrumentos pedagógicos fazem parte desse universo educacional e são de grande relevância na organização do cotidiano escolar. Sendo assim, essa pesquisa estabeleceu como objetivos investigar as percepções das professoras no que se refere à execução da rotina e a utilização de instrumentos pedagógicos na sala de aula, analisando o que pensam sobre o assunto por meio de suas narrativas. A rotina e os instrumentos foram teorizados através de estudos de outros pesquisadores e tendo como aportes teóricos fundamentais os estudos de Barbosa (2000 e 2006); Vigotsky (2000; 2003 ; 2006; 2007); Luria (1988); Leontiev ( 1978 e 2005) dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou como procedimento, para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professoras de instituições públicas e filantrópica do município de Pedro Canário-ES.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5322
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9620_DISSERTACAO CORRIGIDA - MARCIA.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.