Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5326
Title: A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dc.creator: ROSA, D. L.
Issue Date: 21-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ROSA, D. L., A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Objetiva sistematizar os saberes que potencialmente colaboram na constituição da identidade docente, como saberes experienciais em processo, saberes da ação pedagógica, produção de saberes na relação interinstitucional e saberes publicizados envolvidos na formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID na Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio da análise sistemática dos relatórios de atividades anuais enviados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES, foram elaboradas categorias de análise que permitiram identificar e caracterizar o desenvolvimento da identidade docente nas atividades realizadas no período de 2012 a 2014, pautados na integração entre Universidade/Escola Básica nos campi de São Mateus, Vitória e Alegre da UFES. As categorias foram organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, permitindo tecer considerações acerca dos saberes docentes pertinentes a profissionalização. Através do aporte teórico de autores como Gauthier, Tardif, Maldaner, Foerste e Pimenta foi possível sistematizar os saberes mobilizados durante a formação inicial de professores, bem como as contribuições desses e outros saberes na formação da identidade de professores de Química. A publicização desses saberes investigados no local de trabalho dos futuros professores, oportuniza a reflexão na ação e anuncia conhecimentos dantes armazenados na jurisprudência particular de cada profissional, levantando questões relevantes pautadas na epistemologia da prática.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5326
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9674_15- Débora Lazara Rosa20160518-114304.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.