Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5328
Title: Leitura de artigos científicos: uma proposta metodológica para o ensino de química na educação básica
metadata.dc.creator: BATISTA, S. P.
Issue Date: 23-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: BATISTA, S. P., Leitura de artigos científicos: uma proposta metodológica para o ensino de química na educação básica
Abstract: Este estudo aborda um processo de reflexão e construção desenvolvido diante de atores e cenas que constituem as diversidades do ambiente escolar para o ensino de Química, bem como a relevância ministrada no ensino de química, pelas relações de poder, descritas por meio do tempo diante das reformas educacionais de Gustavo Capanema e Francisco Campos. Os atores desses ambientes são entendidos como pessoas que constituem a comunidade escolar, em especial professores e alunos, e as cenas são as relações de poder, as organizações curriculares, as avaliações do conhecimento apresentado pelos alunos e as leis que as fundamentam, a exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Essa pesquisa se desenvolveu em espaços diferenciados diante do contexto histórico e nas escolhas das teorias curriculares dos professores da cidade de São Mateus-ES, com o objetivo de encontrar convergências entre atores e cenas que se comunicam nesse ambiente escolar, para construir e desenvolver uma proposta de ensino de química na qual pudesse aproximar os atores e cenas na construção de conhecimentos significativos para os alunos, por meio dos conhecimentos escolares para o ensino de Química . O desenvolvimento do estudo permitiu analisar os seguintes aspectos: a) a análise do contexto histórico entre as reformas indicadas importante para a educação; b) o pluralismo dos saberes docente proposto por Maurice Tardif (2005) e as escolhas das teorias curriculares no desenvolvimento das práticas de sala de aula; c) a análise e avaliação do desenvolvimento de uma proposta metodológica, Leitura de Artigos Científicos, como contribuintes no processo ensino aprendizagem de química para os alunos das séries finais do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza interpretativa exploratória e quantitativa, orientada pelos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados descritivos dessa pesquisa foram produzidos a partir de questionários, atividades descritivas, construção de fluxogramas conceituais, gravações em áudios, entrevistas e vídeos aulas. O trabalho envolveu 13 professores de química do ensino médio e 242 alunos de duas escolas públicas das séries finais do Ensino Médio da cidade de São Mateus-ES no período anual entre 2014 a 2015. A principal contribuição dessa dissertação é refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e propor, na Leitura de artigos Científicos, um norteador das teorias curriculares críticas, (re)significando, em especial, o ensino de Química
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5328
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9729_dissertacao_Silvia.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.