Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5368
Title: A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem no Processo de Cuidar: Significados Atribuídos Por Docentes e Graduandos de Enfermagem.
metadata.dc.creator: PFEILSTICKER, D. C.
Keywords: Enfermagem;Diagnóstico de enfermagem;
Issue Date: 31-Oct-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PFEILSTICKER, D. C., A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem no Processo de Cuidar: Significados Atribuídos Por Docentes e Graduandos de Enfermagem.
Abstract: O estudo busca compreender os significados atribuídos por docentes e graduandos de Enfermagem à Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) no processo de cuidar. Na coleta de dados, utiliza a técnica de grupo focal com dezessete graduandos uma sessão com dois grupos distintos e entrevista individual com cinco docentes de uma instituição privada de ensino superior do município de Vitória/ES. Para a análise dos dados, usa a técnica de análise de conteúdo e discute os resultados a partir de quatro dimensões praxiológica, comunicativa, cognitiva e política. As concepções manifestadas pelos docentes e discentes indicaram potencialidades e limites da CIPE®. Essa classificação foi revelada como um instrumento que promove a organização do cuidado e a qualidade da assistência, contribui para a autonomia e autoconfiança profissional, proporciona visibilidade das práticas de Enfermagem e valorização da profissão. Foram relatadas, como limites para a utilização da CIPE®, a resistência à mudança de referencial, a falta de domínio teórico-conceitual para seu uso e a ausência de modelos institucionalizados do Processo de Enfermagem. Conclui que a CIPE® foi percebida pelos participantes do estudo como um modelo factível para o processo de cuidar e que a estrutura desse sistema de classificação contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico, facilitando a Sistematização da Assistência de Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5368
Appears in Collections:PPGASC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2501_2004_Debora Catarina.pdf653.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.