Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5394
Title: Teias e Redes de (des)encontros: Usuários, Necessidades e Ofertas dos Serviços de Saúde no Sus - o Caso do Pronto Atendimento São Pedro.
metadata.dc.creator: FERREIRA, J. T. B.
Keywords: Sistema Único de Saúde;Programa Saúde da Família;
Issue Date: 4-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FERREIRA, J. T. B., Teias e Redes de (des)encontros: Usuários, Necessidades e Ofertas dos Serviços de Saúde no Sus - o Caso do Pronto Atendimento São Pedro.
Abstract: O fortalecimento da Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) para reorientação do modelo assistencial não tem alterado o cenário histórico de preferência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por serviços de emergência e urgência, como os de pronto atendimento (PA). Identificar os principais fatores que levam os usuários a buscar o PA de uma Região de Saúde que tem 100% da sua população coberta pela ESF é o objetivo principal dessa pesquisa. O interesse dá-se exclusivamente pela opinião dos usuários a partir das suas experiências prévias na utilização dos serviços de saúde. Obter uma visão mais abrangente sobre a organização desses serviços compreende focalizar o ponto de vista de quem os utiliza. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa. Os dados obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas foram tabulados utilizando a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo. Sua análise teve por base o método de Análise de Conteúdo segundo Bardin (1979). Os resultados apontam para a deficiência na forma de organização das unidades de saúde da família (USF) em virtude da dificuldade de acesso e da falta de resolutividade para os problemas de saúde dos usuários. O acesso funcional é o mais comprometido no que diz respeito a disponibilidade de recursos materiais e de profissionais de saúde, especialmente no que se refere ao profissional médico. A resolutividade está associada a menor disponibilidade e agilidade no atendimento prestado. Tais fatores são os principais motivadores da procura pelo PA para situações complementares ao atendimento iniciado nas USFs e também para situações de não-urgência, apesar de ser do conhecimento dos usuários que o PA é um serviço de referência para as situações de urgência. Outro resultado interessante são as propostas operacionais que emergem para melhorar a organização dos serviços prestados pelas USFs, de forma a responder com atendimento qualificado ao que é buscado em outros serviços. Na perspectiva do modelo centrado no usuário, objetivando a integralidade da atenção por meio de ações preventivas e promocionais além das curativas, promovidas por conhecimento multidisciplinar e por mudança nas práticas do trabalho em saúde, o estudo evidencia a necessidade de garantir o acesso do usuário ao sistema de saúde, pelos seus mais variados pontos de entrada, capacitados para realizar o acolhimento e atendimento da demanda apresentada, e, posteriormente, conduzindo-a de modo adequado e oportuno ao território de saúde responsável para continuidade do cuidado ao longo do tempo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5394
Appears in Collections:PPGASC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2570_2006_JOSILDA TEREZINHA BERTULOZO FERREIRA_dissertacao.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.