Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5448
Title: " Avaliação da Satisfação do Usuário em Relação aos Serviços de Saúde que Prestam Ações de Controle de Turbeculose no Município de Vitória (ES)".
metadata.dc.creator: ALMEIDA, L. S.
Issue Date: 17-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ALMEIDA, L. S., " Avaliação da Satisfação do Usuário em Relação aos Serviços de Saúde que Prestam Ações de Controle de Turbeculose no Município de Vitória (ES)".
Abstract: A tuberculose é uma doença que nunca deixou de ser problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, ainda hoje, constitui grave problema de saúde em todo o mundo. A avaliação de serviços de saúde é uma área de muita relevância, pois direciona as políticas públicas e proporciona o planejamento das ações com o intuito de melhorar o atendimento ao usuário. No Brasil as ações de controle da tuberculose passam por um momento de avaliação da satisfação dos usuários em estudos operacionais. Neste estudo o principal objetivo é avaliar a satisfação do usuário em relação aos serviços de saúde que prestam ações de controle de tuberculose no município de Vitória, ES, através da aplicação de um questionário validado no Brasil por Villa e Ruffino (2009) para a satisfação do usuário no programa de tuberculose. Para tanto se delineou um estudo epidemiológico, corte transversal, descritivo tendo no município de Vitória duas unidades básicas de saúde como cenário de estudo. A população estudada foi constituída por 72 pacientes. Os principais resultados mostraram que quanto à caracterização dos doentes e da doença : 63,9% dos usuários eram do sexo masculino, a maioria dos entrevistados era solteiro (a)s (48,6%), a forma pulmonar da TB foi encontrada em 80,6% dos doentes de tuberculose. A avaliação da dimensão infra-estrutura teve a medicação como indicador mais bem avaliado com 66,7% de aprovação, o recebimento do vale transporte não foi percebido por 22,2% da população estudada. A acessibilidade aos serviços relacionados ao tratamento de tuberculose 90,8% considera muito boa a espera para consulta médica, entretanto, a dose supervisionada não foi percebida por 41,7% dos usuários. Em se tratando da relação usuário equipe: à equipe completa teve 97,02% de aprovação, contudo o agente comunitário de saúde não foi percebido por 50% dos doentes. Na avaliação global dos doentes os usuários avaliaram muito bem os serviços que são oferecidos nas duas unidades de análise do estudo. Conclusão: É necessário repensar as políticas públicas voltadas para a atenção à tuberculose, os subsídios que deveriam ser oferecidos de acordo com as normas do programa nacional devem ser aplicadas para a melhoria da taxa de cura e abandono e rever a possibilidade de reinserção do Agente Comunitário de Saúde como um ator essencial na descentralização deste agravo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5448
Appears in Collections:PPGASC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_4586_.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.