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Title: A ampliação de limites na obra de Carlos Vergara
metadata.dc.creator: Ferreira, Iris Maria Negrini
Keywords: Carlos Vergara, 1941-;Arte moderna século XX;Arte brasileira;Pós-modernismo;Carlos Vergara, 1941-;Modern art century XX;Brazilian art;post-modern art
Issue Date: 1-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FERREIRA, Iris Maria Negrini. A ampliação de limites na obra de Carlos Vergara. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arte) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Abstract: This Master s degree dissertation had as its object on the work ok carlo Vergara, with a focus on work done in 1960s: Happening G4, Berço Esplêndido, Brinquedo (Ojetos-módulos), Empilhamentos, in addition to works of the 1990s and 2000s, such Capela do Morumbi, Farmácia Baldia and Feira de Adivinhações. From these works, was discussed how the artist turned his production beyond the pictorial medium at different times in his career, who presided over the thrust axis of its operations in the Brazilian avant-garde, from the pure visual experience by the public, or even constituted by his participation. There was thus a reflection on the character expanded in the artist s work since the beginning of his career, in the 1960s to the present of his creative process. It was intended, therefore, to reflect on the changes that triggered the expansion of boundaries
Esta dissertação de mestrado teve como objeto de investigação a obra de Carlos Vergara, com enfoque em trabalhos realizados na década de 1960: Happening G4, Berço Esplêndido, Brinquedo (Objetos-Módulos), Empilhamentos; além de trabalhos dos anos 1990 e 2000, tais como Capela do Morumbi, Farmácia Baldia e Feira de Adivinhações. A partir dessas obras, foi discutido como o artista direcionou sua produção para além do meio pictórico em diferentes momentos da sua trajetória, sobre o impulso que presidiu suas operações no eixo do vanguardismo brasileiro, passando da experiência visual pura ao experimental e às proposições comportamentais que engendraram uma arte com o intuito de ser vivenciada pelo público, ou mesmo constituída pela participação dele. Fez-se, assim, a reflexão sobre o caráter expandido na obra do artista desde o início da sua trajetória, na década de 1960 à atualidade de seu processo criativo. Pretendeu-se, assim, refletir sobre as transformações que desencadeava a ampliação de limites
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5658
Appears in Collections:PPGA - Dissertações de Mestrado

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