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Title: Perfil dos usuários da clínica odontológica da Secretaria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dc.creator: Rasseli, Rozane Cristina Schwab Alves
Keywords: Saúde bucal;Saúde do trabalhador;Acesso a serviços de saúde;Oral health;Worker s health;Access to health services
Issue Date: 26-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RASSELI, Rozane Cristina Schwab Alves. Perfil dos usuários da clínica odontológica da Secretaria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Espírito Santo. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Abstract: A saúde bucal é um componente essencial da saúde geral, por isso é relevante e necessário que os serviços de saúde bucal conheçam o perfil de seus usuários com a finalidade de planejar melhor a assistência prestada. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos usuários atendidos na clínica odontológica da Secretária de Assuntos Comunitários (SAC), atual Departamento de Atenção à Saude (DAS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata-se de um estudo descritivo seccional, em que foram analisados 415 prontuários de pacientes que realizaram tratamento odontológico na SAC/DAS/Ufes, no período de julho de 2010 a julho de 2012. Foi elaborado um instrumento, com base nesses prontuários, com o objetivo de registrar e organizar as informações coletadas nos prontuários, a saber: dados demográficos, histórico de saúde, hábitos e condição de saúde bucal, razão da procura do serviço e tratamentos realizados. A maioria dos usuários possuía idade superior a 40 anos, e o gênero feminino foi o mais prevalente (59,8%). Verificou-se que 40% dos usuários eram servidores federais e 34,7%, estudantes. Quanto ao motivo principal da procura pelo atendimento, 51,6% dos usuários da clínica relataram ser para controle, 22,9% para prevenção e 14% devido à doença cárie. Em relação aos hábitos de higiene bucal, todos os usuários utilizam a escova de dente (100%), 20% não usam o fio dental e 34,2% dos que o utilizam, o fazem apenas uma vez ao dia. Somente 28,9% dos usuários estão há um ano ou menos sem realizar uma consulta odontológica. Conclui-se que o perfil do usuários da SAC/DAS/Ufes reflete o modelo adotado pela instituição de saúde, entretanto são necessárias mudanças no modelo odontológico oferecido na SAC/DAS/Ufes, passando de modelo cirúrgico restaurador para um modelo de promoção de saúde bucal
Oral health is an essential component of general health that is why it is relevant and necessary that oral health services know the profile of their consumers with the intent to improve the quality of services. With that in mind, the objective of this study was to identify the profile of consumers seen at the Department of Community Issues (SAC), currently known as the Health Attention Department (DAS) of the Federal University of Espírito Santo (Ufes). A sectional descriptive study was conducted, analyzing the charts of 415 patients who received dental treatment at SAC/DAS/Ufes between July 2010 and July 2012. An instrument was elaborated with the objective of registering and organizing the information gathered in the charts, which included: demographic data, health history, oral health habits and its conditions and reasons for treatment search. The majority of consumers were over 40 years old, and female was the most prevalent gender 59.8%. It was verified that 40% of consumers were federal employees and 34.7% were college students. As for the main reason for treatment search, 51.6% of the clinic consumers identified it to be for maintenance, 22.9% for prevention and 14% due to cavity disease. In relation to dental hygiene habits, every consumer use a tooth brush (100%), 20% do not use dental floss, and 34.2% of those who use dental floss, do so once a day. Only 28.9% of consumers have been without an dental consult for one year or less. In conclusion, the consumer s profile of SAC/DAS/Ufes reflects the model adopted by the health institution; however, changes in the dental model offered at SAC/DAS/Ufes are necessary to transition from the surgical restoration model to an oral health promotion model
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5874
Appears in Collections:PPGCO - Dissertações de Mestrado

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