Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6035
Title: Produções artístico-culturais do município de Serra : diálogos com o ensino da arte na infância
metadata.dc.creator: Soares, Maria Angélica Vago
Keywords: Infância;Arte;Cultura;Leitura de imagem;Childhood;Art;Culture;Image reading
Issue Date: 18-May-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOARES, Maria Angélica Vago. Produções artístico-culturais do município de Serra : diálogos com o ensino da arte na infância. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Abstract: Este trabalho analisa as práticas educativas com crianças de uma turma de séries iniciais do ensino fundamental, na Escola de Ensino Municipal Jorge Amado Serra/ES. Investiga a construção imagético/discursiva infantil, a partir de propostas envolvendo diálogos entre as crianças e as produções artístico-culturais da região. A pesquisa é embasada no estudo do conceito de mediação, imaginário e apropriação interativa no cotidiano, em VIGOTSKI, BENJAMIN, KRAMER, VASCONCELLOS e SARMENTO. Propõe reflexões sobre o entendimento de criança como sujeito protagonista em seu contexto vivido. Para as análises de leituras de imagem e arte, encontra aporte teórico em COLA, CIAVATTA e SCHÜTZ-FOERSTE. A metodologia de estudo de caso participativo/colaborativo dos sujeitos envolvidos, com abordagem qualitativa, fundamentou a pesquisa. O registro sistemático, a partir do olhar sensível, com filmagens, fotografias e diário de campo, serviu de base para a triangulação com leituras e análise os dados. As observações e intervenções no espaço escolar em tempos fundamentais e articulados, a saber: coleta, sistematização, retorno e análise, possibilitaram avanço metodológico na pesquisa. A intervenção fomentou exercícios verbo-visuais e experiências capazes de desencadear processos reflexivos e novos dados. O retorno dos dados favoreceu o diálogo e (re)significou novos dados produzidos. Esse processo objetivou compreender como o envolvimento/diálogo das crianças com as produções artístico-culturais do município de Serra contribui para (re)significar e ampliar repertórios imagéticos/discursivos na infância
This report investigates the educational teaching of a primary group of children in elementary school, in Jorge Amado municipal school, in Serra/ES. It investigates the construction of imagery/discursive childhood, from proposals involving dialogues among children and the regional artistic-cultural production. The research is based on the study of the concept of mediation, imaginary and interactive apropriation on the routine, in Vigotski, Benjamin, Kramer, Vasconcellos and Sarmento. It also proposes reflections about understanding the child as a protagonist subject in their living contexts. Regarding the reading of images and art analysis, it finds theoretical contribution in Cola, Ciavatta and Schütz-Foerste. The study methodology of participatory case/collaborative of involved subjects, with qualitative approach, is the base for this research. The sistematic register, from a sensitive view, with footages, photography, and daily field work formed the basis for the triangulation, with reading and data analysis. The observations and interventions in the school space research in articulated key moments, which are: gathering, systematization, analysis and feedback, allowed methodological advances in the research. The intervention encouraged the visual-verb exercises and experiences capable of unchaining the reflexive process and new data. The data feedback favored the dialog and reframed new produced data. This process objectified how to understand the involvement/children dialog with the artistic-cultural production in the city of Serra to contribute to reframe and amplify imagery repertories/discursive in childhood
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6035
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Angelica Vago Soares.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.