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Title: Salas extensivas de educação infantil do campo: uma experiência no município de Pancas - ES
metadata.dc.creator: Silva, Divina Leila Sôares
Keywords: Educação Infantil;Educação do Campo;Formação;Trabalho Docente;Preschool Education;Country Education;Formation;Teacher Work
Issue Date: 16-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVA, Divina Leila Sôares. Salas extensivas de educação infantil do campo: uma experiência no município de Pancas - ES. 2013. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Abstract: It is pointed out that Preschool Education (PE) and Country Education (CE) are gaining visibility in the social prospect, creating a nearness of those both fields, especially with the agenda of obligatorily of children registration after 4 years of age (Constitutional Amendment 59/2009). With the emergency of registration for all children, municipalities are compelled to an offering expansion, to the creation of public treatment politics and to elaboration of pedagogical proposals to the first stage of basic education according to the National Curriculum Guidelines for PE (BRAZIL, 2009), which is the first national document that promotes a dialogue between PE and CE, confirming the guarantee of the right to small children from Brazilian country. In this way, we have a context of newness to the educational prospect that instigate debates, study and action propositions. In these challenges we focus on the initiative of extensive rooms for Preschool Education in the Countryside (PEC) engaged by the municipality of Pancas - ES, aiming to characterize that offering and to know the demand put to teacher work. With a referential sustained by Certeau and by the pertinent legislation related to the right of children between 0 and 6 years of age, to PE and to CE, in articulation with the propositions of the fields associated to work PE, CE, teacher development - we have made a qualitative explanatorily research, inspired in the ethnography. We have used as tools for research the questionnaire, the private and collective interviews, this one made through the focal group and observation. The extensive rooms of PEC have been shown as one of the possibilities for small children inclusion from the country into the education system through the offering amplification. However, with the recognition of achievements it is important to beckon to the challenges that are presented in this prospective of expansion of covering, foreseeing difficulties connected to infrastructure, to the used educational process, to the formative process for the professionals, among others, amidst the acting of the subjects in the constitution of the PEC
Destacamos que a Educação Infantil (EI) e a Educação no Campo (EC) vêm ganhando visibilidade no cenário social, gerando uma aproximação desses dois campos, especialmente com a agenda da obrigatoriedade da matrícula das crianças a partir de 4 anos (Emenda Constitucional 59/2009). Com a emergência da matrícula de todas as crianças, os municípios são compelidos à expansão da oferta, à criação de políticas de atendimento e à elaboração de propostas pedagógicas para a primeira etapa da educação básica em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EI (BRASIL, 2009), que é o primeiro documento nacional, que promove o diálogo entre a EI e a EC, afirmando a garantia do direito à educação das crianças pequenas do campo brasileiro. Assim, temos um contexto de novidade no cenário educacional que instiga debates, estudos e proposições de ação. Nesses desafios, focalizamos a iniciativa das salas extensivas de Educação Infantil do Campo (EIC) empreendidas no município de Pancas-ES, objetivando caracterizar essa oferta e conhecer as demandas postas ao trabalho docente. Com um referencial sustentado em Certeau e na legislação pertinente ao direito das crianças de 0 a 6 anos de idade, à EI e à EC, em articulação com as proposições dos campos associados ao trabalho EI, EC, formação e trabalho docente realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória, inspirada na etnografia. Utilizamos como instrumentos de pesquisa o questionário, a entrevista individual e grupal, esta última através do grupo focal e a observação. As salas extensivas de EIC apresentam-se como uma das possibilidades de inclusão das crianças pequenas do campo no sistema de ensino com a ampliação da oferta. Todavia, junto ao reconhecimento das conquistas é importante assinalar os desafios que se apresentam neste quadro de expansão do atendimento, visibilizando dificuldades ligadas à infraestrutura, ao processo educativo empreendido, aos processos formativos dos profissionais, dentre outras, em meio à atuação dos sujeitos na constituição da EIC
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6039
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

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