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Title: As trilhas possíveis da inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional do IFES - Vitória: narrativas dos protagonistas
metadata.dc.creator: Mendes, Joselma de Vasconcelos
Keywords: Educação profissional;Inclusão;Jovens e adultos com deficiência;Vocational education;Inclusion;Youth and adults with disabilities
Issue Date: 30-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MENDES, Joselma de Vasconcelos. As trilhas possíveis da inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional do IFES - Vitória: narrativas dos protagonistas. 2013. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Abstract: This research aims to understand how it develops the inclusion of people with disabilities in the Technical Course in Occupational Safety Ifes Victory in the perspective of the individuals involved in the process. It is an investigation of qualitative / interpretive - a case study - begun in June 2012, performed with two physically handicapped students, two teachers and four current managers, educators and education director. Visa enable moments of listening to the subjects and your own knowledge, identify paths taken by the institution to carry out the work with disabled people (laws, educational projects, teaching plans) and analyze possibilities for transformative action in the context of inclusive education, considering the socio-historical context of the institution Ifes. Fundamenta his gaze, which seeks qualified listening in mind grasp the uniqueness of each one in Freire and Benjamin. It uses narrative and semi-structured interviews, which are organized in the form of interviews, narratives, in which the lines of each segment - students, teachers and administrators - is grouped into three themes: the beginning of the process in the perception of each individual participant the inclusion process in progress, with its possibilities, tensions and challenges, and achievements and wishes. The subjects are narrated and the inclusion process experienced since its inception - with entry into the institution - outlining the important facts, possibilities, tensions, challenges and desires and achievements. This indicates some listening tracks for which inclusion can be made possible, trails that pass by the appreciation of the experience, listening as professional duty and ethical dialogue in which no judgment and stigmatization of the other possibilities, intentionality in collective struggle, and drawing outputs to emancipatory education of the subjects themselves, a process of listening and socio-historical, cultural and political, who believes in "untested feasibility" as a real possibility
Esta pesquisa objetiva analisar como se desenvolve a inclusão de pessoas com deficiência no Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Ifes Vitória na perspectiva dos sujeitos envolvidos no processo. É uma investigação de cunho qualitativo / interpretativo um estudo de caso iniciada em junho de 2012, realizada com dois alunos com deficiência física, dois professores do curso e quatro gestores, pedagogos e diretor de ensino. Visa possibilitar momentos de escuta dos sujeitos e de seus próprios saberes, investigar caminhos percorridos pela Instituição para a realização do trabalho com pessoas com deficiência (leis, projetos pedagógicos, planos de ensino) e refletir sobre as possibilidades de ação transformadora na perspectiva da educação inclusiva, considerando o contexto sócio-histórico da instituição Ifes. Fundamenta seu olhar, que busca a escuta qualificada tendo em mente apreender a singularidade de cada um, em Freire e Benjamin. Para isso, utiliza narrativas e entrevistas semiestruturadas, que são organizadas no formato de entrevistas-narrativas, em que as falas de cada segmento educandos, professores e gestores é agrupada em três eixos temáticos: o início do processo na percepção de cada sujeito participante, o processo de inclusão em andamento, com suas possibilidades, tensões e desafios, e as conquistas e desejos. Os sujeitos se narram e ao processo de inclusão vivido desde o seu início com o ingresso na Instituição , delineando os fatos marcantes, as possibilidades, as tensões, os desafios, bem como os desejos e as conquistas. Na análise dos dados observa-se que: as narrativas suscitaram indagações que estão no cerne da práxis inclusiva e dela se retroalimentam; a legislação em vigor, se por si só não provoca mudanças, sem esse respaldo legal, no entanto, o processo de inclusão seria ainda mais penoso/moroso; o empenho de um grupo denominado pró-inclusão foi decisivo na sensibilização dos sujeitos e ações políticas institucionais, ratificando que a intervenção pedagógica propiciou um ambiente de convivência mais favorável; que as conquistas resultaram da luta enfrentada como um desafio e não como barreira intransponível, que exigiu uma práxis crítica. Nas considerações finais enfatiza-se a escuta sensível realizada na pesquisa apontando trilhas pelas quais a inclusão pode ser viabilizada. É o inédito viável em Freire que passa: pela valorização da experiência vivida; pela escuta como dever profissional e ético, diálogo em que não haja julgamento e estigmatização das possibilidades do outro; pela intencionalidade na luta coletiva que desenha saídas para uma educação emancipatória dos sujeitos por eles mesmos, pelo processo de escuta e análise sócio-histórica, cultural e política, que acredita no inédito viável como possibilidade real
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6046
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

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