Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6053
Title: A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação
metadata.dc.creator: Santana, Antônio Luiz
Keywords: Ensino à distância;Tecnologia da informação;Tecnologia educacional;Ensino auxiliado por computador;Distance teaching;Informacion technology;Educacional technology;Computer assisted teaching
Issue Date: 12-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SANTANA, Antônio Luiz. A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação. 2013. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Abstract: O desenvolvimento tecnológico e a constante emergência de novos processos exigem cada vez mais do cidadão uma contínua formação tanto para a comunicação pessoal quanto para a vida profissional. Dessa forma, o acesso e o domínio de ferramentas tecnológicas emergem naturalmente como uma alternativa para a gestão do conhecimento na sociedade contemporânea onde o papel do professor e do aluno tendem a ser questionados e repensados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a utilização do ambiente de aprendizagem baseado na internet Moodle como apoio ao ensino presencial na disciplina Teorias de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo na busca de parâmetros e de uma métrica que contribuísse para o repensar desses papeis. A investigação foi conduzida a partir da construção de uma sala online para a disciplina no Ambiente Moodle e da adoção da metodologia de estudo de caso em uma perspectiva exploratória. A base de dados consistiu de informações originadas de relatórios da Plataforma Moodle, questionários, entrevistas com o professor da disciplina e estudantes matriculados, além de observação não participante. A análise de dados foi de natureza qualitativa combinada com elementos de analise quantitativa. Os resultados encontram ressonância na literatura e revelam o engajamento, tanto do professor da disciplina quanto dos estudantes matriculados, na utilização da sala online. Este fato permitiu o delineamento de parâmetros para uma métrica educacional para a integração da ambientes de aprendizagem baseados na internet como apoio ao ensino presencial, alem de apontar diretrizes para práticas educacionais inclusivas na busca de uma sociedade da aprendizagem
The technological development and the constant emergency of new processes demand from the citizen an increasingly continuous training for personal communication as well as for their professional life. Thus, the access and mastering of the technological tools natually emerge as an alternative for the management of the knowledge in modern society where the role of both teachers and students tend to be questioned and considered. In this context, the purpose of this research was to investigate the use of the Moodle-based E-learning environments as a support to the face to face teaching in the subject Learning Methodologies in the Postgraduation Program in Physics Teaching-Professional Master s Degree of Universidade Federal do Espírito Santo in search of parameters and of a metric performance which contributed for the reconsidering of these roles. The investigation was conducted from the construction of a virtual classsroom for the subject in the Moodle Environment and the adoption of the exploratory case study methodology. The database consisted of information stemmed from the Moodle Platform reports, questionaires, interviews with the subject professor and enrolled students, besides the non-participant observation. The data analysis was developed in qualitative studies combined with elements of quantitave studies. The results rely on literature and reveal the engagement of both the subject professor and the enrolled students in the use of the virtual classroom. This fact allowed the design of parameters for an educational metric performance for the integration of e-learning environments as support to the face to face teaching, besides pointing guidelines on inclusion in educational practices in search of a learning society
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6053
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Luiz Santana.pdf6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.