Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6054
Title: Narrativas de formação : (re)trilhando experiências do estágio supervisionado em Letras-Inglês
metadata.dc.creator: Fadini, Valéria Septímio Alves
Keywords: Estágios supervisionados Relatórios;Experiência;Professores Formação Narrativas pessoais;Teaching Practicum Reports;Experience;Teachers Education Educational Narratives
Issue Date: 21-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FADINI, Valéria Septímio Alves. Narrativas de formação : (re)trilhando experiências do estágio supervisionado em Letras-Inglês. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Abstract: This work aims to understand how student teachers of the English Language and Literature undergraduate program at Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) make use of the experiences in Teaching Practicum II to construct their own identity as teachers. We assume that Teaching Practicum is essential for the process of pre-service teacher education, once it is the moment student teachers learn the profession by having the opportunity to know the working place, connect theory to practice, develop professional identity, produce knowledge based on teaching and research on pedagogical practice, in few words, try what it means to be a teacher under the guidance of experienced teachers, in a collaborative perspective between the university and field schools. The theoretical reference of this research is based on Pimenta and Lima (2004) studies on Teaching Practicum, on Nóvoa (2010, 2000); Josso (2010, 2008, 2004) and Souza (2008, 2006) work on the use of educational narratives, in the (auto)biographical methodology. Therefore, it is a qualitative research, which analyses the educational narratives in five out of nine final teaching practicum reports, as well as in online questionnaires, produced by nine out of 22 students of the mentioned subject, in the first semester of 2011. In order to broaden our comprehension of the pre-service teacher education process, we included Teaching Practicum retrospective narratives produced by both the Teaching Practicum supervisor and the experienced school teacher whose classes were observed during teacher training period. The results show that collaborative work is essential for the students good teaching performance during the practical program and that Teaching Practicum experiences contribute to build up necessary teaching skills and knowledge and an inquiry posture in the pre-service teachers. To sum up, one can say that the reflective and research experiences developed during Teaching Practicum significantly contributed to students education, encouraging commitment to the complex educational reality in which they are placed, and, reinforcing their awareness of the necessity of long-life education
Este trabalho tem por objetivo compreender como os alunos estagiários de um curso de Licenciatura em Letras-Inglês apropriaram-se das experiências de Estágio Supervisionado na sua constituição profissional docente. Partimos do pressuposto de que o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, na formação inicial do professor, é fundamental para o processo de construção da profissionalização docente, uma vez que é o momento em que os licenciandos têm oportunidade de aprender a profissão, de aproximar-se do ambiente de trabalho docente com a perspectiva de articulação entre teoria e prática; de construir suas identidades; de produzir conhecimentos por meio do ensino e da pesquisa com e em prática pedagógica. Enfim, de experimentar o que é ser professor e, assim, refletir sobre as práticas pedagógicas e a profissão, sob a orientação do professor da universidade, em uma relação de colaboração e parceria com as escolas-campo de estágio. O referencial teórico-metodológico baseia-se em estudos de Pimenta e Lima (2004) e Nóvoa (2010, 2000); Josso (2010; 2008; 2004) e Souza (2008; 2006) para discutir sobre o Estágio Supervisionado e o uso de narrativas de formação sob orientação do método (auto)biográfico. Portanto, esta pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou narrativas de formação produzidas em relatórios finais de estágio e em questionários online por alunos que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado II, no período letivo de 2011/01, no entrelaçamento com as narrativas da professora orientadora de estágio e da professora regente para apreender outros olhares sobre as experiências de Estágio Supervisionado. Os resultados indicam que o trabalho colaborativo foi essencial para o bom desempenho dos alunos estagiários durante a regência e que as experiências construídas, durante o período do Estágio Supervisionado, possibilitaram a apropriação de conhecimentos e saberes constitutivos da identidade profissional docente. Acreditamos que a prática da escrita de si provoca uma reflexão crítica que favorece uma formação mais consistente diante da complexidade dos processos formativos e da prática docente. Concluímos que as experiências desenvolvidas incentivaram um comprometimento com a realidade educacional, especialmente com o ensino da língua inglesa, formando profissionais mais críticos e cientes de que a formação ocorre ao longo da vida
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6054
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valeria Septimio Alves Fadini.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.