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Title: Imagensnarrativas de mulher produzidas por sujeitos praticantes do currículo do IFES
metadata.dc.creator: Oliveira, Gabriela Freire
Keywords: Currículos;Ensino profissional;Gênero;Mulheres;Curriculums;Technical education;Gender;Women
Issue Date: 23-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, Gabriela Freire. Imagensnarrativas de mulher produzidas por sujeitos praticantes do currículo do IFES. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Abstract: Para Foucault, a mulher tem sido objeto de desejo na ordem de um poder-saber cuja proliferação discursiva tem cumprido, historicamente, certos propósitos. Entre os enunciados sobre a mulher, estão os sujeitos praticantes (CERTEAU, 1996) dos cotidianos escolares a negociar esses discursos (BHABHA, 2010) e a inventar outras imagensnarrativas (FERRAÇO, 2011) de mulher. Discuto nesta monografia as imagensnarrativas de mulher produzidas por sujeitos dos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), bem como as relações de gênero e poder (LOURO, 2010, 2008, 2003) ali tecidas. Problematizo, assim, os dados de uma pesquisa metodologicamente fundamentada nos movimentos de Nilda Alves (2003, 2008a e 2008b), fazendo uso de narrativas e conversações tecidas com os sujeitos praticantes do currículo do Ifes, além de experimentações artísticas de alunxs. Por meio da problematização das imagensnarrativas produzidas por alunas/os e servidoras da escola, trago para a análise as construções discursivas que estão sendo negociadas acerca da mulher na sociedade e, mais especificamente, no ensino técnico. As imagensnarrativas foram diversas, mas muitas delas negociaram com dicotomias sobre o que seriam características femininas e masculinas, bem como com discursos sobre o campus na condição de lugar masculino. Discuto esses discursos com base nas contribuições de Louro (2001) e de Foucault no entendimento das tensões entre os enunciados. Finalizo com a análise de algumas narrativas de mulheres que têm ocupado os espaços do ensino técnico, como alunas ou servidoras do Ifes, resistindo e reexistindo para uma vida bonita
According to Foucault, women have been the object of desire in power-knowledge whose proliferation in discourse has historically served certain purposes. Practitioner Subjects (CERTEAU, 1996) of everyday school life are among the many enunciations about women, negotiating such discourses (BHABHA, 2010) and creating other narrativeimages (FERRAÇO, 2011) of women . In this thesis, I discuss the narrativeimages of women produced by subjects from technical courses at the Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), such as the gender and power relations (LOURO, 2010, 2008, 2003) that are weaved in there. I problematize the data of research methodologically grounded in the movements suggested by Alves (2003), also using narratives and conversations of the practitioner-subjects from Ifes curriculum. In addition, some students art experimentations on the topic women are also drawn on for this discussion. By problematizing the narrativeimages of students and school servants, I analyze the discursive constructions which are being negotiated about women in society and, specially, in technical education. Despite the great variety of narrativeimages, many interacted with dichotomies regarding women s and men s identity as well as the campus, which is commonly viewed as a masculine place. I discuss those discourses in the light of the contributions by Louro (2001) and Foucault about tensions within discourses. I conclude with the analysis of some narratives by women that have been occupying the technical education spaces either as students or as servants at Ifes, resisting and re-existing for a life as a work of art
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6071
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

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