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Title: A forja (Bio)identitária de praticantes de esportes de combate na cidade de Vitória-ES : a (re)construção permanente de si
metadata.dc.creator: Oliveira, Samuel Thomazini de
Keywords: Esportes de combates;Bioidentidades;Corpo
Issue Date: 27-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, Samuel Thomazini de. A forja (Bio)identitária de praticantes de esportes de combate na cidade de Vitória-ES : a (re)construção permanente de si. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Abstract: Discusses aspects related to buildings (bio) identity of practitioners of combat sports veterans in the city of Vitória / ES. From the analysis and reflection about the theoretical and conceptual work film The Wrestler (2008), it was possible to build the object of research and immerse in the field in search of answers. From this, the study discusses aspects related to training processes (bio)identity a professional wrestler and then continues the process of interpretation of the results obtained in the field broadening the scope of analysis from the notion of somatic culture. Accordingly, the sequence of the work develops through empirical work, whose methodological process was based on dialogues and semi-structured interviews with five modes of MMA fighters, boxing and jiu jitsu, with ages ranging from 38-74. Another strategy was to return to the film and, along with two of the participants, dialogue on issues pertinent to the study. After these procedures, it was possible to articulate the insights provided by the film work with the highlighted data in / by the field. In the process of analysis and discussion we pointed out some recurrent themes in the studies that have been dedicated to mapping the references involved Forge fighters in contemporary society and to identify both the film and field training processes (bio)identity. As regards the analysis of the field, always articulated the movie and the theoretical, the participants concluded that among the determinants of moral spectacle develop ways "alternative" compared to the corresponding designs (bio)identity. In this sense, admittedly in the aging process and removal of competitive high performance, seek to ensure permanence in the chosen identity. The body of fashion and spectacular performance gradually becomes to be the body marked by the life story of the fighter carries and transmits the warrior ethos, its experience and its incorporation in the figure of self-fighter/trainer/master
Discute aspectos relacionados às construções (bio)identitárias de praticantes de esportes de combate veteranos na cidade da Grande Vitória/ES. A partir da reflexão e análise teórico-conceitual acerca da obra cinematográfica The Wrestler (2008), foi possível construir o objeto de pesquisa e imergir no campo em busca de respostas. A partir disso, esse estudo problematiza aspectos relacionados aos processos de formação bioidentitária de um lutador de wrestling profissional e, em seguida, dá continuidade ao processo de interpretação dos resultados obtidos no campo ampliando o escopo de análises a partir da noção de cultura somática. Nesse sentido, a sequência do trabalho se desenvolve por meio de trabalho empírico, cujo processo metodológico teve como base diálogos e entrevistas semiestruturadas com cinco lutadores das modalidades MMA, boxe e jiu jítsu, com idades que variam entre 38 a 74. Outra estratégia foi retornar ao filme e, juntamente com dois dos participantes da pesquisa, dialogar sobre aspectos pertinentes ao estudo. Após esses procedimentos, foi possível articular os insights proporcionados pela obra cinematográfica com os dados realçados no/pelo campo. No processo de análise e discussão pontuamos alguns aspectos recorrentes nos estudos que se dedicaram a mapear os referenciais que participam da forja de lutadores na sociedade contemporânea e identificamos, tanto no filme quanto no campo, processos de formação bioidentitárias. No que se refere às análises do campo, sempre articuladas ao filme e ao referencial teórico, concluímos que os participantes em meio aos determinantes da moral do espetáculo desenvolvem maneiras alternativas ante aos desígnios bioidentitários correspondentes. Nesse sentido, reconhecidamente em processo de envelhecimento e afastamento das competições de alta performance, buscam garantir permanência na identidade escolhida. O corpo da moda e do desempenho espetacular gradativamente passa ser o corpo marcado pela história de vida do lutador, carrega e transmite o êthos do guerreiro, sua experiência e sua constituição na figura do Eu-Lutador/Treinador/Mestre
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6111
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

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