Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
Title: Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
metadata.dc.creator: Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
Keywords: Inclusão;Educação Física;Cotidiano e não cotidiano escolar;Inclusion;Physical Education;Daily life and not school daily life
Issue Date: 20-Aug-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Abstract: Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals
Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicas
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pretextuais - katiuscia.pdf302.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.