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Title: Referenciais prescritos para educação infantil: diálogos com o professor de educação física
metadata.dc.creator: Moreira, Priscyla Simões Sousa
Keywords: Educação física;Educação infantil;Documentos oficiais;Physical education;Infant education;Official documents
Issue Date: 26-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MOREIRA, Priscyla Simões Sousa. Referenciais prescritos para educação infantil: diálogos com o professor de educação física. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Abstract: This work studies the infant education official documents, written by the central organizations of the teaching system management, aiming the comprehension of child concept, childhood and physical education presented in these documents. It also analyzes, thru physical education teachers narratives, if, anyhow, they have any influence or not on the pedagogical practices of the infant education institutes.The documents analyzed are: National curriculum guidelines for infant education (2009), National curriculum referential for infant education (1998), National quality standards for infant education (2006) and Infant education: another look (2006). The approach theoretical-methodological was the narrative interview (SUARÉZ, 2008). It interviews seven different PE teachers that work with infant education in Vitoria/ES, selected from the pedagogical practices and infant education seminar, held in 2010. It analyses the way these teachers work on the municipal education system in Vitoria/ES, specially, on the infant education, it mobilizes the knowledge presented on the official documents to think about the pedagogical practices, as well as the way the child concepts, childhood, infant education and PE apply on the pedagogical practices of these teachers. It also shows that the most used official documents are the NCRIE and the Infant education: another look and it is from the concepts, beliefs and values, shown in those documents that we combine the PE educational practices with the infant context. It highlights the child conceptions, childhood and infant education that the official documents present are appropriated, consciously or not, thru the PE teacher and dialogues with the national and municipal prescripts.It signalizes that from the corporal culture perspective that the PE teachers, research members, develop their practices in the infant education institutes and it´s from the specificities of the infant context, written on the documents used as reference for children from zero to five years old, such as:taking care and educate, time of arrival, routines, free time, lunch time, etc., that the teachers plan their PE classes
Estuda os documentos oficiais da educação infantil, prescritos pelos órgãos centrais de gestão dos sistemas de ensino, com objetivo de compreender a concepção de criança, infância, educação infantil e Educação Física veiculada nesses documentos. Também analisa, por meio das narrativas dos professores de Educação Física, se de alguma forma, eles influenciam a prática pedagógica do professor de Educação Física no contexto institucional da educação infantil. Os documentos analisados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e Educação infantil: um outro olhar (2006). A abordagem teóricometodológica foi o estudo autobiográfico, por meio da entrevista narrativa (SUARÉZ,2008). Entrevista sete professores de Educação Física que atuam na educação infantil no município de Vitória/ES, selecionados a partir do Seminário de Práticas Pedagógicas em Educação Infantil, realizado no ano de 2010. Analisa a forma como esses professores que atuam no Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES, especificamente, na educação infantil, mobilizam os conhecimentos vinculados nos documentos oficiais para pensar a prática pedagógica, bem como a maneira como as concepções de criança, infância, educação infantil e Educação Física incidem na prática pedagógica desses professores. Constata que os documentos oficiais com maior representatividade para o professor de Educação Física, que atuam no universo da educação infantil, são o RCNEI e Educação infantil: um outro olhar e que é a partir dos conceitos, crenças e valores, vinculados nesses documentos que se materializa a prática educativa da Educação Física no contexto infantil. Revela que as concepções de criança, infância e educação infantil que os documentos oficiais trazem são apropriadas, de forma consciente ou não, pelo professor de Educação Física e dialogam com as prescrições nacionais e municipais. Sinaliza que é a partir da perspectiva da Cultura Corporal que os professores de Educação Física, colaboradores da pesquisa, desenvolvem suas práticas no interior das instituições de educação infantil e que é a partir das especificidades do contexto infantil, prescritas nos documentos norteadores voltados para as crianças de zero a cinco anos, como: cuidar e educar,horário de entrada, rotinas, horário de pátio, horário das refeições etc., que os professores planejam e sistematizam as aulas de Educação Física
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6122
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

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