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Title: Representações sociais de formação continuada dos professores de educação física de escolas públicas do estado do Espírito Santo
metadata.dc.creator: Loureiro, Walk
Keywords: Formação continuada;Representações Sociais;Núcleo Central;Continued Formation;Social Representations;Central Nucleus
Issue Date: 22-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LOUREIRO, Walk. Representações sociais de formação continuada dos professores de educação física de escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Abstract: O principal objetivo do trabalho é compreender o pensamento, o sentimento e as ações tomadas pelos professores de Educação Física em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido a importância que essa teoria atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela grande teoria, levanta hipóteses explicativas para a existência da representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utiliza da Técnica de Livre Associação (e o tratamento dos dados alcançados por meio do software EVOC 2000) e da Técnica de Escolhas Hierarquizadas Sucessivas que são duas ferramentas de pesquisa bastante comuns nas investigações sobre representações sociais , aliadas com a realização de entrevistas semiestruturadas. Aponta para a ocorrência de um fenômeno que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor
The main objective of the work is to understand the thought, the feeling and the actions taken for the teachers of Physical Education in relation its continued formation. For in such a way it chooses the great theory of the Social Representations, especially had the importance that this theory attributes to the common sense, that is one of the slight knowledge central offices for the concept of social representation. Opting to Boarding Structural, that corresponds to one of the three chains that compose that great theory, raises hypotheses for the existence of the social representation of continued formation, treating to its internal organization and the cognitive dimension of the same one. Research deals with qualitative that if it uses of the Technique of Free Association (and the treatment of the data reached by means of software EVOC 2000) and of the Technique of Choice for Successive Decreasing Graduation - that they are two sufficiently common tools of research in the inquiries on social representations -, allied with the accomplishment of semistructuralized interviews. It points with respect to the occurrence of a phenomenon that has dislocated the central nucleus of the social representation of continued formation of the learning for the qualification becoming the search for qualification in the continued formation an individual attribute, of exclusive responsibility only e of the teachers
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6123
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