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Title: Estabelecimento e hierarquização de indicadores de desempenho ambiental de operações ferroviárias
metadata.dc.creator: Cid, Eduardo Fausto Kuster
Keywords: gestão ambiental;transporte ferroviário;indicadores de desempenho ambiental;ferrovias;impactos ambientais
Issue Date: 26-Mar-2004
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CID, Eduardo Fausto Kuster. Estabelecimento e hierarquização de indicadores de desempenho ambiental de operações ferroviárias. 2004. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004.
Abstract: This dissertation aims to establish indicators for the evaluation of the environmental performance of the railway operations, as well as to establish a hierarchy among them regarding their importance given by specialists in the transportation and environment areas. A survey was carried out through a questionary that was applied to these specialists who gave scores, in a 0 to 10 scale, to 25 indicators. Descriptive Statistics and the Factor Analysis Method were used in the analysis of the answers and the establishment of a hierarchy among the indicators. In average, the indicator Accidents involving dangerous products of classes 1 to 4 received the highest importance, while the indicator unitized cargo that falls over the railway line was considered of no importance. With the help of the SPSS 8.0 software, factors were extracted from groups of indicators according to their degree of interrelation. The first factor, which presented the highest interrelation, gathers indicators related to the emission of noise, gases, and particulates along the railway. The used methodology may help the elaboration of Reference and Railways Environmental Management Systems.
O objetivo principal deste trabalho é o estabelecimento de indicadores para avaliação de desempenho ambiental de operações ferroviárias, bem como a hierarquização dos mesmos, conforme o seu grau de importância atribuído por especialistas das áreas de Transportes e Meio Ambiente. Uma pesquisa de opinião foi feita através de questionário aplicado a esses especialistas que atribuíram notas numa escala que varia de 0 a 10, a 25 indicadores. Utilizou-se Estatística Descritiva e o Método de Análise Fatorial na análise das respostas e na hierarquização dos indicadores. Na média, o indicador Acidentes envolvendo produtos perigosos das classes 1 à 4 recebeu o maior grau de importância, enquanto que o indicador Carga unitizada que cai sobre a linha férrea foi considerado sem importância. Com o auxílio do software SPSS 8.0 foram extraídos fatores compreendendo grupos de indicadores conforme seu grau de correlação. O primeiro fator, que apresenta o maior grau de correlação das notas atribuídas pelos especialistas, agrupa indicadores referentes a emissões de ruídos, de gases e de partículas ao longo da ferrovia. A metodologia aqui utilizada pode auxiliar a elaboração de Termos de Referência e de Sistemas de Gestão Ambiental de ferrovias.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6192
Appears in Collections:PPGEC - Dissertações de mestrado

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