Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6213
Title: Controle dinâmico do nível de tensão de fornecimento e do equilíbrio de carregamento entre fases em um sistema de distribuição de média tensão, 15 kV
metadata.dc.creator: Sena, Carlos Jardim
Keywords: Energia elétrica - Distribuição;Reguladores de voltagem
Issue Date: 27-Jun-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SENA, Carlos Jardim. Controle dinâmico do nível de tensão de fornecimento e do equilíbrio de carregamento entre fases em um sistema de distribuição de média tensão, 15 kV. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Robótica; Automação Inteligente; Inteligência Artificial; Processamento de Sinais; Eletrônica de Pot) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Abstract: This work presents an analysis of the potential utilization of a static compensator (STATCOM) as a substitute or a complementary alternative to the classical voltage regulation and balancing techniques, high-lighting each alternative characteristics, advantages and disadvantages, considering the parameters of an actual 13,8 kV distribution circuit. These studies were performed focusing on an utility company investment alternatives among the technical solutions available to mitigate, avoid or postpone expenses, in order to cope with the prudent and necessary investment legal principle to reach a lower energy tariff.
O presente estudo apresenta uma análise da possibilidade de utilização de compensadores estáticos de reativos STATCOMs em substituição e em complementação aos equipamentos clássicos de regulação e reequilíbrio da tensão de fornecimento, apresentando as características de cada alternativa, suas vantagens e desvantagens, considerando, no bojo da análise, parâmetros obtidos de um circuito real de distribuição em média tensão 13,8 kV. Ao contrário dos trabalhos até então desenvolvidos, as análises ora apresentadas são realizadas sob a ótica de uma concessionária de distribuição de energia elétrica e em termos do seu planejamento de investimento, alternativas técnicas disponíveis e possibilidades de mitigação, postergação ou eliminação de determinado investimento, de sorte a compatibilizá-lo ao princípio legal vigente do investimento prudente e necessário para fins da obtenção da desejada modicidade tarifária.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6213
Appears in Collections:PPGEE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.