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Title: A política ambiental e a estratégia de responsabilidade empresarial da CVRD na cidade de Vitória, 1981/2004
metadata.dc.creator: Grigato, Rosemay Bebber
Keywords: Política Ambiental;Responsabilidade Empresarial;CVRD;Marketing Ambiental;Desenvolvimento Sustentável;Environmental policy;Company accountability;CVRD;Environmental Marketing;Sustainable develpoment
Issue Date: 13-Sep-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GRIGATO, Rosemay Bebber. A política ambiental e a estratégia de responsabilidade empresarial da CVRD na cidade de Vitória, 1981/2004. 2006. 188 f. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.
Abstract: Estuda a implementação da política ambiental do município de Vitória e a estratégia de responsabilidade ambiental da CVRD. O trabalho relata a trajetória de 1981 a 2004, da constituição da Política Nacional de Meio Ambiente, os instrumentos e sua municipalização de acordo com a Constituição Federal de 1988; descreve a implantação e expansão da CVRD no Complexo Siderúrgico de Tubarão; analisa a política e gestão ambiental do município de Vitória, destacando os instrumentos e a estratégia do poder local de regulação ambiental da CVRD; por fim, analisa a estratégia empreendida pela empresa quando da ausência de regulação ambiental (anterior à década de 1980), quando dos instrumentos de política ambiental de regulação direta (comando e controle) predominante na década de 1980 e, finalmente, a partir da RIO 92 que possibilitou a disseminação do desenvolvimento sustentável, uma concepção que se espraiou, arrefecendo os conflitos entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Contudo, os esforços dos órgãos ambientais, local e estadual, utilizando uma política coercitiva de comando e controle logrou avanços, obrigando a CVRD a implantar sistemas de controle ambiental. A princípio, a empresa resistiu às determinações do poder público, depois passou a adotar a estratégia de protelar a implementação das determinações oficiais e, na contemporaneidade, no momento em que o papel do Estado é minimizado e, o das corporações agigantado, a empresa se apropria do discurso do desenvolvimento sustentável e incorpora ações de responsabilidade ambiental para mostra-se harmoniosa com a sociedade e o meio ambiente. Para tanto, utiliza estratégia de marketing ambiental, elemento facilitador para que a empresa se apresente comprometida com a qualidade ambiental quando, na realidade, a sociedade continua a sofrer por seus impactos ambientais.
This work studies the implementation of environmental policies in the city of Vitória and strategies for environmental accountability within the CVRD. It relates the process leading to the formulation of a National Policy on the Environment between 1981 and 2004, the instruments used and its implementation in municipal areas according to the federal constitution of 1988; it describes the implantation and expansion of CVRD in the Steel Producing Complex of Tubarão; it analyses the policies and environment of the city of Vitória, highlighting the instruments and strategies used by the local authority to maintain environmental control of CVRD; finally it looks at the strategies undertaken by the company in the absence of environmental controls (pre 1980), using the instruments predominant in the 1980 s for direct regulation of the environment (command and control) and, finally after Rio 92 which resulted in the propagation of sustainable development, a concept whose spread helped reduce the conflicts between preservationism and progressivism. Notwithstanding, through the efforts of local and state environmental organs using stringent policies of command and control, advances were made, obliging CVRD to introduce environmental control systems. Initially the company was resistant to the decisions taken by the local authorities, later adopting a delaying strategy in the implementation of these decisions. With the recent reduction in the role of the state and the increased responsibility of corporations, the company has adopted the idea of sustainable development as its own and incorporated environmental accountability in an attempt to show itself to be in harmony with society and the environment. To this end CVRD makes use of environmental marketing strategies essential for a company that wishes to give the impression that it is committed to environmental quality, while in fact, society continues to suffer from the effects of its impact on the environment
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6320
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

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