Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6326
Title: Presidente Aristeu Borges de Aguiar, de positiva unanimidade a expectativas frustradas.
metadata.dc.creator: Wanick, Flavio Calmon
Keywords: Primeira República Anos 1920 Estado do Espírito Santo;Aristeu Borges de Aguiar;Dissidência política;Crise econômica;First Republic Years 1920 - State of Espírito Santo;Aristeu Borges de Aguiar;Political Dissidence;Economic crises
Issue Date: 24-Aug-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: WANICK, Flavio Calmon. Presidente Aristeu Borges de Aguiar, de positiva unanimidade a expectativas frustradas.. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
Abstract: Esta pesquisa põe, em evidência, a política e a economia capixabas durante os anos de 1928 a 1930, espaço temporal em que a presidência do Estado foi ocupada pelo professor e advogado Aristeu Borges de Aguiar. Analisa como a dissidência política nacional, ocorrida no seio das oligarquias dominantes, em virtude da escolha do nome de Julio Prestes como candidato à sucessão de Washington Luís (1926 a 1930), agitou as relações políticas espírito-santenses que se encontravam em uma conjuntura de proveitosa tranqüilidade. Demonstra a rapidez em que os efeitos da crise econômica de 1929 atingiram as finanças capixabas. Verifica como o Presidente Aristeu, após ter conseguido uma unanimidade positiva em torno do seu nome, no decorrer do seu mandato perdeu apoio junto à população de seu Estado. Identifica a existência de uma forte aproximação política e econômica nesses anos entre o Estado do Espírito Santo e o de São Paulo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6326
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRESIDENTE ARISTEU BORGES DE AGUIAR, DE POSITIVA.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.