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Title: Avaliações online para nivelamento e formação de classificadores humanos
metadata.dc.creator: Oliveira, Marcia Gonçalves de
Keywords: Ensino gerenciado por computador;Ensino à distância;Avaliação;Classificações bibliográficas;Clusterização
Issue Date: 6-Mar-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, Marcia Gonçalves de. Avaliações online para nivelamento e formação de classificadores humanos. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
Abstract: The effectiveness of teaching and learning of classification of documents in the Library Science degree courses has been a challenge because, every year, make up classes ever larger and more uneven. It has been thus a difficult task for a teacher alone manage a large number of students with different levels of knowledge and individual learning difficulties. Moreover, there is a great need for methodologies and educational technologies that support this complex context of teaching and learning. Since the classification is a knowledge that requires different skills, the process of teaching and learning requires a more detailed monitoring. This paper presents thus a methodology, supported by computer technology, to diagnose, monitor and regulate learning by individual evaluation continuous actions. For the application of this methodology was developed a online system of diagnostic and formative assessments and modeled a system of summative assessment to support the teaching-learning in classification of documents. These systems are based mainly on activities of classification. The diagnostic evaluation is performed by techniques that enable automatic cluster grouping students by similar profiles and identify the individual learning difficulties. Formative assessment is carried out by resources of Online System for Classification of Activities (SOAC), which allow the regulation of learning by both the teacher as the students themselves. The summative evaluation, for its time, will be held by the Online System of Evaluation Distance (SOAD) that automatically generate tests consist of questions designed to measure skills and identify competences. This approach aims to add more quality teaching and learning of classification in order to promote leveling of students and success of learning. The experimental results of applying our methodology in real classrooms show that is possible, even in very large classes, reduce inequalities and promote collective successes of learning. The objective of this work is to ensure better formation of human classifiers, and therefore better quality of services in area of classification of documents.
A eficácia do ensino-aprendizagem de classificação de documentos em cursos superiores de Biblioteconomia tem-se revelado um grande desafio pois, a cada ano, formam-se turmas cada vez maiores e mais desiguais. Tem sido, desse modo, uma tarefa difícil para um professor gerenciar sozinho um grande número de alunos com diferentes níveis de conhecimentos e com diversas dificuldades individuais de aprendizagem. Além disso, há uma grande carência de metodologias e tecnologias educacionais que apóiem esse complexo contexto de ensino-aprendizagem. Uma vez que a classificação é um conhecimento que exige diferentes habilidades, o seu processo de ensino-aprendizagem requer um acompanhamento mais minucioso. Este trabalho apresenta, dessa forma, uma metodologia, apoiada por tecnologias computacionais, para diagnosticar, monitorar e regular aprendizagens individuais por avaliações contínuas. Para a aplicação dessa metodologia, foi desenvolvido um sistema online de avaliações diagnóstica e formativa e modelado um sistema de avaliação somativa como apoio ao ensino-aprendizagem de classificação de documentos. Esses sistemas são baseados essencialmente em atividades de classificação. A avaliação diagnóstica é realizada por técnicas de clusterização automática que permitem agrupar alunos por perfis similares e identificar as dificuldades individuais de aprendizagem. A avaliação formativa é realizada por recursos do Sistema Online de Atividades de Classificação (SOAC) que permitem a regulação de aprendizagens tanto pelo professor quanto pelos próprios alunos. A avaliação somativa, por sua vez, será realizada pelo Sistema Online de Avaliação a Distância (SOAD) que gerará automaticamente provas compostas por questões planejadas para mensurar habilidades e identificar competências. Essa metodologia visa agregar mais qualidade ao ensino-aprendizagem de classificação de forma a promover nivelamento de alunos e sucessos de aprendizagem. Os resultados experimentais da aplicação da nossa metodologia em turmas reais de classificação demonstram que é possível, mesmo em turmas muito grandes, reduzir desigualdades e promover êxitos coletivos de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é garantir uma melhor formação de classificadores humanos e, por conseguinte, melhor qualidade de serviços na área de classificação de documentos
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6373
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

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