Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6374
Title: Escalonamento de projetos com restrições de recursos e múltiplos modos de processamento : soluções heurísticas e uma aplicação à programação de manutenção industrial
metadata.dc.creator: Cravo, Gildásio Lecchi
Keywords: escalonamento de projeto;GRASP;manutenção industrial;metaheurística;otimização combinatória;MRCPSP.;project scheduling;GRASP;Industrial Maintenance;metaheuristic;combinatorial optimization;MRCPSP
Issue Date: 25-Jun-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CRAVO, Gildásio Lecchi. Escalonamento de projetos com restrições de recursos e múltiplos modos de processamento : soluções heurísticas e uma aplicação à programação de manutenção industrial. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
Abstract: This master s thesis presents an implementation of the GRASP meta-heuristic for solving the Multi-mode Resource constrained Problem of Scheduling Project (MRCPSP). The MRCPSP belongs to the class NP-Hard and therefore has received attention of many researchers. In this thesis, a case study problem of Scheduling Industrial Maintenance is viewed as a MRCPSP. The GRASP was tested with a set of benchmark tests obtained from PSPLIB (Project Scheduling Library). The results showed that the GRASP is a good strategy for solving MRCPSP instances.
Esse trabalho apresenta uma implementação da meta-heurística GRASP para a resolução do Problema de Escalonamento de Projetos com Restrições de Recursos e Múltiplos Modos de Processamento (MRCPSP). O MRCPSP é um problema da classe NP Difícil e por isso vem recebendo atenção dos pesquisadores. Nessa dissertação, também é apresentado um estudo de caso cujo problema de Programação de Manutenção Industrial é visto como um problema de escalonamento de projeto. O GRASP foi testado com o conjunto de instâncias do MRCPSP disponíveis na PSPLIB (Project Scheduling Problem Library). Os resultados obtidos mostraram que o GRASP proposto se configura como uma boa estratégia de solução para o MRCPSP.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6374
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CRAVO_G_L_2009.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.