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Title: Um framework para criação cooperativa de jogos
metadata.dc.creator: Gerosa, Luiz Manoel
Keywords: Jogos Educacionais;Construcionismo;Desenvolvimento Baseado em Componentes;Framework;Cooperação;Educational Games;Constructionism;Component Based Development;Framework;Cooperation
Issue Date: 22-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GEROSA, Luiz Manoel. Um framework para criação cooperativa de jogos. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Abstract: A capacidade de entretenimento dos jogos eletrônicos e sua popularidade entre crianças e adolescentes despertaram o interesse de diversos setores da sociedade em usá-los na educação. Na abordagem tradicional, o jogador aprende enquanto joga. Na abordagem construcionista, seguida nesta dissertação, o jogador aprende construindo seus próprios jogos. Nesta dissertação é proposta a ferramenta de criação cooperativa de jogos Affinity, que objetiva o uso por indivíduos que não sabem programação, a extensibilidade para que os próprios usuários incorporem novas funcionalidades e o trabalho cooperativo entre os membros da comunidade criativa. Nesse intuito, foi adotada a abordagem de Desenvolvimento Baseado em Componentes para decompor as funcionalidades dos jogos em componentes que possam ser criados, compartilhados e reusados pelos próprios usuários.
The capacity of games to entertain and their popularity among children and teenagers raised the interest of various sectors of society to use them in education. In the traditional approach, the player learns while is playing. In constructionist approach, followed in this dissertation, the player learns building their own games. In this dissertation is proposed the cooperative game construction tool Affinity, which aims the usability for who do not know programming, the extensibility to the users incorporate new features and the cooperative work between the members of the creative community. To that end, the Component Based Development approach was adopted to decompose the functionality of games into components that can be created, shared and reused by the users.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6378
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

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