Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6384
Title: Avaliação e melhoria de processos de software: conceituação e definição de um processo para apoiar a sua automatização
metadata.dc.creator: Moro, Rodrigo Dal
Keywords: Processos de Software;Avaliação e Melhoria de Processos de Software;Ontologias;Ontologia de Qualidade de Software;Ambientes de Desenvolvimento de Software;Software Process;Software Process Improvement and Assessment;Ontologies;Software Quality Ontology;Software Engineering Environments
Issue Date: 16-Jul-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MORO, Rodrigo Dal. Avaliação e melhoria de processos de software: conceituação e definição de um processo para apoiar a sua automatização. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Abstract: Given the complexity of the Software Process Improvement and Assessment (SPIA) process and its strong inter-relationship with other processes in the software life cycle, we must provide automated support for it. To help identifying functional requirements, we define a SPIA process adherent to MPS.BR quality model, with the goal of guiding the establishment of tools functionalities that are able to support a quality SPIA process. To establish a consensual vision of the SPIA area to be used as a basic conceptual model, we developed an ontology of software quality with a focus on SPIA. Finally, based on the ontology and the SPIA process defined, we developed two tools: AvaliaODE, responsible for supporting software products and process evaluation, and MelhoriaODE, responsible for supporting software process improvement. This work is inserted in the context of ODE Project, a process-centered software engineering environment that is developed based on ontologies. It aims to define a conceptual basis for automating the SPIA process.
Dada a complexidade do processo de Avaliação e Melhoria de Processos de Software (AMP) e a sua forte inter-relação com outros processos do ciclo de vida de software, é preciso prover apoio automatizado para ele. Para ajudar a identificar requisitos funcionais, definiu-se um processo de AMP aderente ao MPS.BR, com o objetivo de guiar o estabelecimento de funcionalidades das ferramentas capazes de apoiar um processo de AMP de qualidade. Para estabelecer uma visão consensual sobre o domínio de AMP, a ser usada como modelo conceitual base, foi desenvolvida uma ontologia de qualidade de software com foco em AMP. Por fim, tomando por base a ontologia e o processo de AMP definidos, foram desenvolvidas duas ferramentas: AvaliaODE, responsável pelo apoio à avaliação de processos e produtos de software, e MelhoriaODE, responsável pelo apoio à melhoria de processos de software. Este trabalho está inserido no contexto do Projeto ODE, um ambiente de desenvolvimento de software centrado em processo e baseado em ontologias, e tem por objetivo a definição de uma base conceitual para apoiar a automatização do processo de Avaliação e Melhoria de Processos de Software.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6384
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao - Rodrigo Dal Moro.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.