Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/642
Title: A investigação da construção de modelos no estudo de um tópico de física utilizando um ambiente de modelagem computacional qualitativo
Other Titles: Investigation of model building in the study of a physics issue using a qualitative computer model environment
metadata.dc.creator: Ferracioli, Laércio
Gomes, Thiéberson da Silva
Keywords: Ambientes de modelagem;Modelos mentais;Modelagem qualitativa;Autômatos celulares;Modelling environments;Mental models;Qualitative modelling;Cellular automata
Issue Date: 2006
Citation: GOMES, Thiéberson; FERRACIOLI, Laércio. A investigação da construção de modelos no estudo de um tópico de física utilizando um ambiente de modelagem computacional qualitativo. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 28, n. 4, p. 453-461, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v28n4/a08v28n4.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2011.
Abstract: A integração de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem sido tema de diversos congressos e simpósios ao redor do mundo e no Brasil. Neste sentido, vários estudos têm sido realizados com o objetivo de se obter metodologias que tornem efetivo o emprego das novas tecnologias no ensino. Este artigo mostra um estudo que investigou a interação entre estudantes universitários da área de ciências exatas e um ambiente de modelagem computacional qualitativo em atividades de modelagem expressiva. Os resultados obtidos mostram que os estudantes foram capazes de criar e modificar o modelo do sistema proposto a partir de suas próprias concepções.
ABSTRACT The integration of information and communication technologies into the educational context has been the subject of several symposiums and conferences around the world and also in Brazil. Many studies have been carried out for developing methodologies that turn successful their application in the learning process. This paper shows a study that investigate the interaction between graduate students from physics and engineering areas and activities of a qualitative computer modelling environment expressive modelling activities. Results show that the students were able to build up and modify the model from the system proposed, starting from their own ideas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/642
ISSN: 1806-1117
Appears in Collections:DFIS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a08v28n4.pdf253.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons