Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6437
Title: Crime e castigo : uma leitura : (da menipéia ao dialogismo)
metadata.dc.creator: Souza, Ronis Faria de
Keywords: Dostoiévski;Crime e Castigo;Sátira Menipéia;Polifonia;Carnavalização;Dialogismo;Dostoiévski;Crimen y Castigo;Sátira Menipea;Polifonia;Carnavalización;Dialogismo
Issue Date: 29-Sep-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA, Ronis Faria de. Crime e castigo : uma leitura : (da menipéia ao dialogismo). 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
Abstract: El objetivo de esta pesquisa es realizar una lectura de la novela Crimen y Castigo (1866), de Dostoiévski, a partir de la perspectiva de varios comentadores brasileños y extranjeros, partiendo de una visión actual de lo que ya se produjo sobre el autor ruso. En ese sentido, el trabajo de Bakhtin será revisitado bajo varias ópticas, siempre valorando lo que es imprescindible en su trabajo sobre Dostoiévski. Ese abordaje generará desdoblamientos que llevarán el análisis: de los discursos ideológicos que circularon por la Rusia dostoievskiana, del papel de Dostoiévski como escritor, de su posición delante de los desafíos de su tiempo y de una miríada de relaciones que su obra establece. En fin, traer a flote por medio de la lectura de esa novela, un conjunto de formulaciones teóricas relevantes para el análisis de la obra de Dostoiévski.
O objetivo desta pesquisa é realizar uma leitura do romance Crime e Castigo (1866), de Dostoiévski a partir da perspectiva de vários comentadores brasileiros e estrangeiros, partindo de uma visão atual daquilo que já se produziu sobre o autor russo. Nesse sentido, a obra crítica e teórica de Bakhtin será revisitada sob várias óticas, sempre valorizando aquilo que é imprescindível em seu trabalho sobre Dostoiévski. Essa abordagem gerará desdobramentos que levarão à análise: dos discursos ideológicos que circularam pela Rússia dostoievskiana, do papel de Dostoiévski como escritor, da sua posição frente aos desafios de seu tempo e de uma miríade de relações que sua obra estabelece. Enfim, busca-se trazer à tona, por meio da leitura do romance, um conjunto de formulações teóricas relevantes para a análise da ficção dostoievskiana.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6437
Appears in Collections:PPGL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Ronis Faria de Souza.pdf587.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.