Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6463
Title: Distopia e subversão em o Ateneu de Raul Pompéia
metadata.dc.creator: Jareski, Lorenza Lakimé
Keywords: subversão;literatura distópica;Raul Pompéia;O Ateneu;subversion;dystopic literature;Raul Pompéia;o Ateneu
Issue Date: 9-Dec-2005
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: JARESKI, Lorenza Lakimé. Distopia e subversão em o Ateneu de Raul Pompéia. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.
Abstract: A intenção desta dissertação é estudar o romance O Ateneu, de Raul Pompéia, produzido em 1888, na efervescência da promulgação da Lei Áurea e às vésperas da Proclamação da República. O romance assume uma posição de destaque na literatura brasileira, o que se reflete na singularidade da crítica a ele dedicada. A partir da percepção do Ateneu como um mundo opressivo e da realidade interior complexa e fragmentada de seus personagens, propõe-se aqui uma leitura pelo prisma da literatura distópica. O rigoroso cumprimento das leis e regras vigentes no internato exige, de alguns personagens, para que possam sobreviver, um posicionamento dissidente, manifesto em diferentes práticas de subversão, sempre circunscritas a limites estreitos no espaço e no tempo. Emergem o sexo, o amor, a fé, a arte e as relações familiares como forças opositoras à realidade autoritária da escola. O trabalho investiga, por fim, o modo como a narrativa de Pompéia constrói caracteres cujo comportamento foge aos padrões aceitos pelo Brasil patriarcal oitocentista, em sutis indicações de ruptura com a ordem social estabelecida.
The purpose of this dissertation is to study the O Ateneu by Raul Pompéia, written in 1888, during the promulgation of the Slavery Abolition (Lei Áurea) and just before the Proclamation of the Republic. The novel assumes a prominent position in the Brazilian Literature what reflects on the singularity of the criticism devoted to it. After the realization of Ateneu (a boarding school) as an oppressive world and the broken and complex reality of its characters, the author of this dissertation proposes another reading of the novel, under a dystopian literature view. The evaluation broadens under the deeds of some citizens of Ateneu which suggests a dissident status. The harsh fulfillment the laws and order in force at the boarding school demands a dissident behavior, for the survival of some characters, revealed in different ways of subversion, always limited by narrow boundaries in space and time. Sex, love, faith, art and family relations emerge in opposition to the school s reality. At last, this dissertation investigates the way Pompéia s narrative builds characters whose behavior flee from the acceptable Brazilian standards of the 1800 s patriarchal society, indicating rupture of established social order.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6463
Appears in Collections:PPGL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao de Mestrado - Lorenza L Jareski.pdf495.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.