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Title: A Experiência de Liberdade Assistida Comunitária na Percepção de seus Operadores
metadata.dc.creator: Passamani, Maria Emília
Keywords: Adolescente em conflito com a lei;Medida sócioeducativa;liberdade Assistida Comunitária
Issue Date: 28-Jul-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PASSAMANI, Maria Emília. A Experiência de Liberdade Assistida Comunitária na Percepção de seus Operadores. 2006. 176 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Política Social) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.
Abstract: Este estudo visa conhecer a percepção que os operadores da medida sócioeducativa de Liberdade Assistida Comunitária tem a respeito do seu Programa. Este estudo partiu do pressuposto que o Programa de Liberdade Assistida Comunitária Casa Sol Nascente é exitoso no acompanhamento a adolescentes em conflito com a lei na medida em que atende os adolescentes em meio aberto, preservando sua convivência familiar e comunitária como é estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Identifica as atividades desenvolvidas pela instituição no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional submetidos a medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida. Apresenta o perfil dos adolescentes acompanhados pelo Programa, a partir das seguintes categorias: número de adolescentes atendidos, faixa etária, sexo, escolaridade, infração cometida, renda familiar, uso de drogas, droga consumida, trabalho, eincidência. Identificam os aspectos facilitadores do processo de acompanhamento dos adolescentes e jovens da Casa Sol Nascente e os principais entraves que obstaculizam o processo de implementação da medida sócio-educativa de LA. Os dados coletados foram trabalhados utilizando-se da Análise de Discurso por acreditarmos que esta seria a forma de análise dos dados mais adequada aos objetivos da pesquisa. As percepções dos operadores da medida sócio-educativa de Liberdade Assistida serão apresentadas a partir de alguns aspectos considerados mais relevantes nas entrevistas com a equipe, as motivações, os aspectos negativos, os aspectos positivos, as redes de serviços e parcerias, as prestação de contas, o papel no cenário das Políticas Sociais e os conceitos de adolescentes, adolescentes em conflito com a lei, proposta pedagógica, emancipação, ressocialização e protagonismo juvenil.
This paper aims to know the perception that the operators of The Attended Freedom social-educative measure have regarding their Program. This study began from the estimated idea that the Communitarian Program of Attended Freedom House Rising Sun is successful at the accompaniment of adolescents in conflict with the law. That happens because it takes care of offenders adolescents without arresting them, preserving their living with their families and in their communities, as it is established by the Brazilian Children and Adolescents Statute. This paper identifies the activities developed by the institution regarding the attendance to the offenders adolescents, who are submitted to the Attended Freedom social-educative measures. It presents all the adolescents profiles who were helped by the Program in the following categories: number of taken care adolescents, age, gender, education level, infraction they committed, familiar income, use of drugs, kind of drug that were used, work, relapsed infraction. It identifies the aspects that make the accompaniment process easier in the institution House Rising Sun and the main impediments that hinder the implementation process of the Attended Freedom measure. The collected numbers and information were studied by the Speech Analysis method, for being the most adjusted one to achieve the research aims. The operators perceptions of the of Attended Freedom social-educative measure will be presented from some aspects that were considered more important during the interviews, as motivation, negative and positive aspects, the services nets, partnerships, the accounts rendering, its role in the Social Politics scene and the adolescents concepts, adolescents in conflict with the law, pedagogical proposal, emancipation, resocialization and youth protagonism.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6509
Appears in Collections:PPGPS - Dissertações de mestrado

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